Brigo com o meu peso tem um bom tempo, coisa de 15 anos.
Sempre fui magro, da safra "de ruim", com meus 1,84 pesava uns 70 quilos, praticamente um cabide ambulante! Mas os 30 chegaram, a vida ficando mais confortável, cobrando seu preço, o ponteiro foi virando, para entrar nos 3 dígitos é um escorrega, para sair é uma escalada!
Até voltei aos 99, os tão queridos 2 dígitos, pouco antes da pandemia, mas coronga veio e elevou meu peso a novas alturas, chegando junto com a vacina aos 123kg. O susto veio num casamento pós máscaras onde tive a certeza de ter comprado um bom terno, pois um meia boca certamente teria entregando (literalmente) os pontos para conter minha fofura.
A atividade física já faz parte da minha vida tem um tempo, mas o controle da alimentação não era dos melhores. No geral como bem, alimentos integrais, proteina, o que me complicava era quantidades e a vida social que era intensa com o impacto no sono e calorias.
Ano a ano ia melhorando em alguma coisa, como já contei em outra história, parei com nicotinados, melhorei minha atividade física, esse ano a meta são 400 horas e acho que pela primeira vez realmente vou chegar nesse patamar que já era minha meta desde 2024. Mas a alimentação ainda merecia uma dedicação mais forte, meu peso refletia isso.
Consultei com nutricionistas, sem boas experiências, o primeiro ignorava completamente qualquer vida pregressa e idealizava uma dieta pouco prática, completamente insustentável com alimentos esquisitos que só acharia na internet e o outro era fã de suplementos. Para ambos falei: "quero tirar a base da minha alimentação do sacolão e do açougue, não da farmácia". Ambos me ignoraram. Passei a ignorá-los também.
Na minha última viagem bacanuda engordei uns bons quilos, precisamente 12, quase 1kg por dia de turismo, felizmente já consegui voltar ao peso pré aeroporto entre 108 e 110, mas tava encucado com o platô de 3 meses e decidi tentar auxílio das IAs.
TUDO ISSO PARA ENTRAR NO TEMA SÓ AGORA?!?!! Pois é, mas espero que esteja se divertindo também.
A minha principal dificuldade é acompanhar os macros, minha dieta é variada, colorida, meus exames estão bacanas, mas sempre extrapolo nas calorias e diferente do onrevoG, superavit constante não faz bem. Meu objetivo é melhorar minha noção, entender melhor o que são porções saudáveis para minha vida. Entendo que muitas pessoas não gostem dessa abordagem de continhas, mas entendam meu caso, obviamente não deu certo deixar por minha plena conta e eu já sou um planilhildo/zé continha incorrigível.
Fui na ClaudIA, configurei os parâmetros e tem 4 semanas que estou nesse "acompanhamento", com algumas boas vantagens percebidas como:
- dinamismo: se o almoço pegou mais no carboidrato ele me recomenda alternativa mais proteinuda e assim vamos nos ajeitando.
- adequação ao meu cardápio: se hoje tem acém no almoço é com isso que eu me ajeito e ele me alerta das implicações e recomenda quantidades.
- facilidade de transmitir informações, não tenho que preencher tabela, não tenho que clicar mil vezes, mando um áudio com a descrição ou escrevo o que comi, ele processa e vai acompanhando com bons feedbacks.
- facilidade de adesão: ao invés de ter um cardápio fixo, eu como que tenho à disposição, inclusive almoçando fora, ajusto quantidades no decorrer do dia e aos poucos interiorizando opções mais adequadas. O próprio caso do acém foi emblemático, como é um corte mais gordo, sempre que o almoçava sobrava menos gordura pro resto do dia, passei a consumí-lo mais quando tenho vontade, optando por cortes mais magros quando disponível.
De desvantagem não vi muita, claro que tem hora que enjoa registrar, mas olhar o mapa é o preço para não estar perdido, além de ocasionalmente acabar o meu plano e ter que esperar para registrar (plano 0800).
Como resultado mais contente sai do platô sem grandes desconfortos, tava empacado em 108-110 e agora estou passeando pelos 106 depois de muuuuito tempo sem ver isso na balança. Rumo aos 2 dígitos!