5 Retificadora Urgente: Darf pago em 2026 referente a julho de 2025 comentada em 21/08/2026 22:21 Imposto de Renda eden21 em 21/08/26 14:31 comentada em 21/08/2026 22:21 Boa tarde, estive ausente um tempo, em julho de 2025 vendi grande parte de ações. Como carregava um prejuízo grande, achava que nem teria Darf. Como iria viajar na época do IR, contratei um escritório de contabilidade 'especializado': em maio, antes da viagem, paguei esse Darf (com multa, correção) referente a julho de 2025. Fiquei abismada como enviaram meu IR com inúmeras pendências, erros.. Estou tendo trabalho triplicado para revisar item a item e solicitar ajustes! Mas essa dúvida ainda persiste: o valor principal deve ser preenchido no campo de 'imposto pago' na aba de RV de julho de 2025 na Retificadora, independente do Darf ter sido pago em 2026?(a contadora afirma que esse campo deve ser mantido 'em branco', que o sistema 'compensa automaticamente', uma vez que tenho o Darf pago). Ouvi opinião que, nesse caso, ela estaria correta. Ouvi também (e penso) que Não, mesmo tendo sido pago em 2026, devo preencher o campo de 'imposto pago' na aba de julho 2025, pois a Receita poderia 'entender' num primeiro momento que ainda estou devendo e até ser cobrada novamente, num período de 5 anos ! Help !!