Indicação do livro Emboscadas. Cãotural sangue frio 181º em 29/08/26 16:12 Livro Política, Filosofia e Ciências Sociais Emboscadas Emboscadas: Doutrinas Que Enganam Fé e Vida de Cristãos Valdemar Antonio Munaro “Existe um problema ético na raiz de nossas dificuldades filosóficas; os homens somos muito afeiçoados a buscar a verdade, porém muito relutantes em aceitá-la. Não gostamos que a evidência racional nos encurrale, e inclusive quando a verdade está aí, na sua impessoal e imperiosa objetividade, segue de pé nossa maior dificuldade: para mim, em submeter-me a ela apesar de não ser exclusivamente minha; para você, em acatá-la ainda que não seja exclusivamente sua. Em resumo, achar a verdade não é difícil; difícil é não fugir da verdade uma vez que se a encontrou” (E. Gilson). O kantismo, o reencarnacionismo e o marxismo têm artifícios lógicos e morais que se convertem em ‘emboscadas’ aos que, dizendo-se cristãos, afeiçoarem-se a seus princípios. Não é preciso grande esforço para ser marxista, kantiano ou reencarnacionista; sua fonte é racional, mas seu abismo é existencial. Ver mais detalhes e avaliar