Rapazes, vamos ver se alguém tem uma perspectiva interessante quanto a esse meu "problema".
Eu tenho uma casa, própria, que ganhei (sim) do meu pai, que queria deixar algo pra mim em vida. Minha ex que fez o projeto arquitetônico e é uma casa muito diferenciada. Eu adoro ela.
Porém, depois de muitos anos de trabalhar igual um cavalo para dar lucro aos outros enquanto só protelava o meu próprio conforto e depois de uma separação - até um pouco conta dessa atitude, acho -, resolvi fazer o seguinte: ir morar com minha mãe, que mora numa casa enorme, sozinha, e alugar minha casa para ter uma renda para honrar meus compromissos como pensão da minha filha e plano de saúde.
E por quê eu precisava dessa renda? Porque pedi demissão. Nunca fui advertido em nenhum trabalho que tive e nesse último lugar eu tinha ficado 9 anos, e não acreditava mais nas promessas. Sempre fui bem "conservador" no trabalho e sempre produzi bastante, então eu estava "seguro" onde quer que estivesse, sempre.
Plano de saúde é absolutamente essencial. Tive um tipo de câncer - que atribuo em grande parte à incomodação - e na época tinha plano de saúde e mesmo assim vendi a merreca que tinha de BTC para fazer a cirurgia mais cara que o plano não cobria pra tirar o tumor.
O problema é que conquanto a casa seja maravilhosa, os pedreiros fizeram muita, muita besteira.
Para alugar ela, a 1 ano e meio, fiz uma reforma e gastei 24 mil reais - o que é bastante pra mim - e agora já estou com o mesmo problema, e isso com inquilino lá.
Então por mais que eu tenha colocado na imobiliária para me incomodar o mínimo possível (até porque não posso me incomodar, pela minha saúde), é inevitável vir incomodações. Todo mundo que me conhece vive falando que é incomodação demais e nunca viram uma casa que demande tanta manutenção.
Assim sendo, aí vem o ponto que gostaria da contribuição pela perspectiva de vocês: será que vale a pena vender a casa e colocar o dinheiro numa carteira de investimentos decente? Ou é um tiro no pé?
Vejam, não estou falando de "vender pra comprar FII", até porque não sou tão fã de FII.
Quanto à remuneração para arcar com meus compromissos, evidentemente eu estou trabalhando e tenho uma reserva de emergência que, no momento, dá pra 5 meses. Sou autônomo e o dinheiro ainda não está vindo com folga, mas justamente porque como sou advogado e trabalho com ações de êxito, em sua maioria, no momento estou fazendo um caixa para ter uma reserva enquanto o dinheiro maior não vem. E, numa dessa, arranjo um emprego, apesar de ser mais difícil agora que passei dos 40...
Enfim, obviamente não vou fazer nada por enquanto, mas gostaria da opinião de pessoas mais informadas e razoáveis com essas questões, como vocês são.
Obrigado.