51 Sentimento de culpa com alto gasto com lazer comentada em 12/09/2026 21:38 Assuntos Gerais RMathias em 12/09/26 9:54 comentada em 12/09/2026 21:38 Prezados, bom dia!Quero compartilhar um sentimento de culpa que me tomou após comprar, esta semana, um notebook gamer para puro deleite. Tenho 43 anos, trabalho, sustento a família, poupo sempre que possível e após 15 anos com o mesmo notebook, que quase nunca usei para jogos, resolvi "investir" em um novo com recursos mais avançados para essa finalidade lúdica apenas. Não me endividei, usei parte de minhas aplicações e paguei no PIX 8k no equipamento, que nem é o topo no ramo, aproveitando uma promoção que me pareceu "irrecusável". Era um "namoro" de meses, sempre assistindo a vídeos de jogos no Youtube (principalmente estratégias de construção de cidades ou civilização), com uma vontade louca de voltar à adolescência e curtir um pouco de maneira lícita os prazeres de um jogo inteligente, até que tomei coragem e fiz a compra.Gostaria de compartilhar essa experiência com vocês que, assim como eu, têm na resposabilidade financeira uma regra de ouro na vida e, por essa mesma razão, possam se sentir culpados ao usar parte do patrimônio acumulado para se dar ao luxo de "brincar" numa idade mais avançada e cheia de compromissos familiares.Um abraço a todos!