A senhorinha da igreja me ajuda na limpeza da casa, vulgo diarista.
Ela meio que confia em mim, talvez eu tenho mais paciência para explicar as coisas do que o filho dela e cai na besteira de dar trela no assunto financeiro.
Existe algum limite para isso, ou é cortar o assunto e tchau?
Começou com "PIX não funciona", estavam mandando pix no celular, vinculado a caixa e ela usa conta no laranjinha, que é o pix no CPF, aí ensinei a importância de usar o correto, que muitos já utilizam o telefone intuitivamente e acaba indo para a caixa, coisas bem simples mesmo.
Ela perguntou sobre investimentos pq a amiga dela deixou o dinheiro lá parado esquecido em algum investimento, quando foi ver tinha rendido não sei quantos %, tipo mágica! E ela guarda tudo num cofrinho em casa. O objetivo dela é ter uma reserva de emergência para saúde, para quando ficar mais velha e incapacitada (é osso, essas coisas me pegam demais).
Já imagino ela indo falar com o gerente, e o cara vendendo fundos, previdência privada, títulos de capitalização. Inclusive, já fiz talvez a besteira de explicar para ela brevemente do que se trata. Também coisas como liquidez diária, CDI, FGC, risco banquinho vs bancão.
Ela queria mesmo que eu investisse para ela, até pediu isso na verdade, tipo "olha o pagamento de hoje já investe para mim".
Eu não queria cortar o assunto 100%, tentar só orientar do que se trata cada assunto, quando ela vier perguntar.