Passei por algumas experiências no passado, especialmente com XTED e CIEL, em que o preço foi caindo ao longo do tempo e eu, seguindo o BS, acabei comprando mais vezes do que eu queria. Por causa dessas experiências, acabei criando uma regra pessoal de quarentena de 24 meses após cada aporte. A ideia é:
comprei -> 24 meses de quarentena -> volta automaticamente para comprar
Sei que é uma estratégia conservadora. Se o preço continuar caindo, eu não fico comprando com frequência. Se a empresa se recuperar, eu continuo sócio, comprei uma vez quando ela ficou pra trás, e depois dos 24 meses ela volta normalmente para poder ser comprada.
Isso me ajuda bastante a não ter peso na consciência ao fazer um aporte de uma empresa que eu escolhi e que eu sei que caiu bastante porque ela esta bem abaixo das demais.
O meu problema é que, com vários ativos, fica um pouco trabalhoso acompanhar manualmente a data do último aporte de cada empresa do final da fila. Descobri o freio automático apenas recentemente e percebi que ele poderia ser uma maneira de automatizar essa regra. Por isso, gostaria de sugerir que o freio automático possa ter a opção de ser acionado automaticamente após uma única compra (zero meses de intervalo), e não somente após duas compras dentro de determinado período.