Boa noite galera, já fazem 2 anos e meio que eu tenho o cliozinho e como um bom pobretão, preciso passar para frente o que é ter um carro francês e além de tudo com mais de 10 anos (o clio tem 11).
Acho importante para os jovens que sonham em ter o primeiro carro e também para os mais velhos que não querem gastar tanto dinheiro com o carro. Não é uma indicação, apenas um apontamento do meu caso em particular.
Eu era estagiário e como a grana era curta, eu já tinha planejado que carro não seria uma opção possível, porém como eu já tinha umas economias e tinha percebido que não usaria tanto assim um carro, me passou pela cabeça se não seria uma opção comprar um carro junto com meu irmão e de quebra deixar a disposição para a família, já que durante a semana usaríamos muito pouco mesmo. Conversamos e ficou acertado que compraríamos um carro na faixa de 13 mil reais.
Próximo passo foi a escolha do carro e olhem, eu já tinha pesquisado bastante. Conversando com várias pessoas do fórum acabei decidindo pelo clio com base no depoimento do @rtodorov que o carro além de ser muito bom, poderia vir com coisas que eu não encontraria em populares da mesma época, como rodas de liga leve, ar condicionado, retrovisores elétricos, ajuste de altura do volante, airbag, vidros elétricos dianteiros e farol de milha. Decidi pelos modelos de ano 2003 pra frente por conta do design (a versão anterior tinha uma cara de sapo que eu não curtia).
Mais pesquisa e eu encontrei um que me agradou, marquei de ver o carro com um amigo, conversei mais com o rtodorov e fechei negócio por 13.000 reais (o dono queria 14.000 reais mais eu chorei e ele abaixou).
Quando comprei, o carro tinha 72.000 km rodados e hoje com 116.000km preciso fazer algumas considerações:
O CARRO JÁ PAROU?
Sim. Não tem almoço grátis, foram três vezes. A primeira vez foi cerca de um ano após ter feito a compra, eu tinha acabado de trocar os rolamentos das rodas traseiras do carro e menos de duas semanas após a troca precisei parar o carro por conta de barulhos vindos da roda, levei na oficina e como a peça estava na garantia, eles trocaram imediatamente. Logo depois descobri um caso nessa mesma oficina de um cliente que pagou por uma peça nova e colocaram uma usada. Acreditem, fiquei muito puto. Como foi uma manutenção preventiva e eu tinha pago por uma peça nova, não considero isso um problema do carro mas sim da peça ou da oficina mecânica.
A segunda vez que parou foi ano passado, eu estava saindo da praia com um amigo, o carro não ligava e tivemos que empurrar para ele pegar. Antes de levar no mecânico eu pesquisei na internet e achei o problema por conta própria, um sensor de rotação que com o tempo fica sujo e precisava ser limpo (achava eu). Levei no mecânico e eles limparam a peça, o carro voltou a funcionar perfeitamente.
A terceira vez foi a um mês, meu pai estava voltando de uma viagem e quando chegava a mais ou menos 25 km de casa o carro parou e não ligava de jeito nenhum. Levei o carro numa oficina especializada em Renault que só descobri a pouco tempo que possui todos os equipamentos e quando foi passado o escâner não deu outra, era o sensor de rotação de novo. Por um erro meu, que deveria ter comprado a peça nova e não simplesmente limpado, o carro parou. Enfim, erros acontecem e eu admito que errei nisso.
QUANTO JÁ GASTEI COM MANUTENÇÃO?
Fiz algumas contas e 3.500 reais é um valor bem próximo do que já gastei, sendo que metade desse valor foi gasto nesse ano, com troca do kit completo de amortecedores dianteiros, escapamento, catalisador, limpeza completa do sistema de injeção e um conserto de um probleminha nos direcionadores do fluxo de ar que saiu bem baratinho. Esse mês antes de viajar vou fazer outra manutenção trocando a correia dentada, do ar e do alternador junto com seus rolamentos tensionadores o que vai acrescentar uma graninha nessa conta, que eu acho muito barata pois lembro que todas as despesas do carro são divididas com meu irmão.
SEGURO
Talvez por na época tanto eu quanto meu irmão não termos completado 25 anos e pelo carro ser antigo, o seguro ficou BEM CARO, mas decidimos que isso seria algo importantíssimo e que nos daria tranquilidade. Ficou em 3.000 reais ao ano, o que dava 1500 para cada um. Como nunca precisamos usa-lo, esse valor baixou um pouco, mas ainda está alto, acho que ano que vem melhora pois saio da faixa dos 25 anos.
Sobre o carro em si eu já falei em outros posts, mas vou comentar de novo, gosto muito do cliozinho, motor 1.0 acho muito potente e em viagens já cheguei a dirigi por 6 horas diretas sem precisar parar, ergonomia muito boa. Acho bastante econômico, mas me esqueci ao certo quando é o consumo, acho que 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Ainda não penso em troca-lo, já que não uso tanto assim e ainda me atende muito bem além de ter uma manutenção que eu acho muito barata pelo ano de uso.
Em outubro ele será colocado a prova, vou dirigir com meu irmão pra Balneário Camburiú, passando por Curitiba pra encontrar com meu amigo Mitsu. São mais ou menos 14 horas de viagem só de ida, espero que ele aguente bem, nas viagens para São Paulo, Minas e Espírito Santo ele se comportou muito bem, consumindo pouco e sem nenhuma surpresa. Quando voltar de viagem eu escrevo contando.
Espero que ajude alguém. Desculpem pelo tamanho, mas tentei ser mais completo, sei que esse relato é pra poucos já que no site tem pouquíssimos pobretões. hahaha