Pessoal,
Estou com uma dúvida aqui quanto ao método.
Ficou claro pra mim que o preço é secundário quando fazemos aportes periódicos, geralmente mensais. Porém quando temos um volume grande de desproporcional disponível de uma vez como devemos proceder? Devo segurar o volume em caixa (Selic e equivalentes) e respeitar o ritmo de aportes mensais? Ou coloco tudo de uma vez mantendo a proporção dos pesos desejados?
Ilustrando:
Tenho como objetivo 20% alocados no ativo A1, 50% alocados no ativo A2 e 30% alocados no ativo A3. Vamos supor que no momento a alocação efetiva esteja A1=20%, A2=45% e A3=35%.
Meus aportes mensais são de 1.000 reais. Porém recebi um bonus muito bom no meu trabalho, totalizando 50.000 reais. Todo esse dinheiro é para ser investido! Como faço?
Não me parece fazer sentido alocar tudo no ativo A2! Devo dividir então o dinheiro entre os três ativos na proporção desejada? Ou seja 10.000 reais no ativo A1, 25.000 reais no ativo A2 e 15.000 reais no ativo A3? Faço isso de uma única vez?
Ou deixo esses 50.000 reais em TSelic por exemplo e vou diluindo o valor em aportes mensais de 5.000 por exemplo, somados aos 1.000 regulares?
O mesmo raciocínio vale quando tenho 100% do meu capital em caixa e quero entrar em ações? Vou movendo a grana gradualmente junto com os aportes mensais? Que período considerar pra fazer essa movimentação, um ano?
Alguém viveu situação semelhante e pode dar uma luz?
Abs