Segue mais uma transcrição, dessa vez do "Bate papo sobre aposentadoria". Essa foi bem difícil pois o Bastter respondeu muitas perguntas, então tem que ler com mais atenção.
Bate papo sobre aposentadoria
Então, bate-papo sobre aposentadoria. Mas é bate-papo, se vocês não fizerem perguntas, não vai andar porque é bate-papo. Então vou começar com esse quadro que mostra o primeiro fato sobre aposentadoria. Em 1970 tinha 5 pessoas (trabalhadores) empurrando um velhinho (aposentado) ladeira acima. Em 1990, 2 pessoas empurrando um velhinho ladeira acima. Em 2012 uma pessoa empurrando um velhinho e em 2020 uma pessoa empurrando 4 velhinhos. Então, claro que quando o governo, o país, é irresponsável, fica mais grave ainda. Mas seja governo bom ou governo ruim, seja país do primeiro mundo, país do segundo, do terceiro, não vai ter mais aposentadoria. Aposentadoria de governo e banco, esqueça! Ou você faz a sua aposentadoria ou esquece, você vai passar fome. Existe uma pequena chance dos seus filhos te ajudarem, mas pode ser também que eles fiquem só torcendo para morrer (risos). Cuida bem dos filhos porque se você está na fantasia que quando você ficar velho um banco ou um governo vai te sustentar, é melhor você tratar muito bem dos seus filhos, mas muito bem mesmo. Porque realmente é das coisas que mais... Essas fantasias do ser humano, não é? Quando eu ficar velho eu estou tranquilo porque o governo ou um banco vai me sustentar. Então, não vai acontecer nada disso, as previdências todas vão quebrar, não tem como manter previdência, cada vez tem mais velho e menos novo, as pessoas estão vivendo mais, os gastos médicos vão se tornando cada vez maiores. E as pessoas vão ter que trabalhar mais tempo, não tem jeito.
Então, a primeira coisa sobre aposentadoria é parar com a fantasia: “ah, mas eu sou funcionário público, é garantido”. Nada é garantido porque vai tendo inflação, vai diminuindo, vai não sei o que, não corrige. Não adianta inventar dinheiro, não vai ter como pagar. Não tem como pagar, não adianta. E previdência privada só a minha geração viu duas vezes quebrar tudo. Então, o banco vai dar um jeito de não pagar o combinado. Né? Afinal, os bancos estão ricos por quê? Porque eles pagam o combinado? Então, não há como você... Bem, você pode ter alguma aposentadoria e tal mas estão aí exemplos como o da Vale, garantido, já era. E mesmo funcionário público a gente está vendo o que está acontecendo. O governo não tem como pagar, o governo é ladrão, não sei o que... E daí? Vai deixar de ser por quê? Então, a sua segurança para quando você ficar velho é que o governo do Brasil não vai ser ladrão? É nisso que você está se fiando? Então, vai chegar o momento que não vai ter como pagar. Não tem mágica! Se tiver muito funcionário público para receber muita aposentadoria, ou o governo não paga ou o governo tem que emitir moeda. Se ele emitir moeda aumenta a inflação e o que você recebe é menos. Não tem jeito, a conta não fecha. Se o governo começar a imprimir dinheiro para pagar esse monte de aposentadoria, você vai receber o mesmo valor nominal, tantos reais, mas aquilo vai comprar menos coisas. Não tem jeito.
Então, a conta não fecha. Não tem solução. Ou você faz a sua aposentadoria, ou você vai passar fome. E mesmo essas previdências que o patrão coloca uma parte e você coloca outra... Está bom, você quer colocar lá, ótimo, mas não se fia naquilo, não se fia. Aqui teve a Varig, outras empresas estão tendo dificuldades, o exemplo da Enron nos EUA, está todo mundo na mão. Fica todo mundo na mão, não tem jeito. Então, ou você faz a sua aposentadoria...
E, assim, a previdência privada tem um risco gravíssimo. O maior risco da previdência privada não é quebrar. Se quebrar, quebrou, paciência. O risco mesmo é você se fiar naquilo. “Ah, eu tenho previdência privada, o banco falou que eu vou me aposentar ganhando sei lá o que, então eu não preciso poupar”. E aí você está fulminado.
Bom, a minha geração viu previdência privada quebrar duas vezes, quebrou Montepio do exército para vocês terem uma ideia, só para vocês terem uma ideia. E quebrou tudo, eu vi quebrar tudo duas vezes. “Ah, mas agora é diferente, agora mudou a regra”. É sempre diferente, se fosse tão bom para você previdência privada, o banco não ficava te oferecendo até não poder mais, é óbvio. Banco não te oferece nada bom para você. E assim, chegar e dizer: “Ah, você paga tanto que você vai se aposentar com tanto”. Meu amigo, isso aí é mãe Diná. “Daqui a 30 anos você vai se aposentar ganhando tanto”. Como é que alguém pode fazer essa conta? Pode mudar o dinheiro, a inflação e tal. Pode ser até que você se aposente ganhando aquilo, só que aquilo pode ser que dê para comprar uma banana. Eu conheço gente que ganha da previdência privada tipo 13 reais por mês. É sério, eu conheço! E conheço gente que ganha 1,30 porque sempre tem que ser 13 (risos). Mas eu conheço de verdade, eu conheço um pai de um amigo meu que ganha um troço desse, pagou e ganha um troço desse. Eu conheço uma outra história de um cara que pagou, quando nasceu o “último” neto (ninguém podia saber que era o último neto, mas era..), ele começou a pagar e pagar porque quando o último neto fizesse 20 anos ia dar um carro para cada neto. Eram 2, 3, 4... 5 netos, sei lá. Quando o último neto fez 20 anos, deu para comprar um carrinho de Matchbox. Quem lembra de carrinho de Matchbox? Aquele carrinho pequenininho de brinquedo para cada neto. Pagou 20 anos! Então, cortou zero, não sei o que, mudou o dinheiro. Ah, mas agora não muda mais o dinheiro, não corta zero, sei lá, eles dão um jeito. E pode voltar a ter que cortar zero, pode voltar a acontecer qualquer coisa. Quando caiu o muro de Berlim: “Ah, agora acabou o comunismo”. Acabou nada, está cheio aí de ideia esquerdista para tudo o quanto é lado. Não querendo discutir política, se é bom ou se é ruim, mas as coisas param e depois voltam.
Então, a única previdência que existe, a única aposentadoria que existe (também não é garantida porque nada na vida é garantido) é você investir em valor diversificado, você ter ações, vocês ter FIIs, você ter renda fixa, você ter imóveis, você diversificar os investimentos e você fazer a sua aposentadoria porque se você ficar confiando nos outros, meu amigo, você está fulminado, fulminado, você não vai se aposentar. Como estamos vendo por aí, o pessoal falando de funcionário público. Eu conheço funcionário do Banco do Brasil que quando se aposentou, porra, vivia na maior tranquilidade e agora está sendo sustentado pelos filhos porque aposentadoria não dá para mais nada... Do Bando do Brasil! É funcionário público e contribuiu a vida toda. Agora a aposentadoria não da mais para pagar as contas. Não é que sobre absolutamente nada, fica faltando porque se aposentou, sei lá, com 65 e está com 85. Então, não adianta achar que porque é funcionário público está garantido não; não tem garantido, eles botam a mão no seu bolso e quando você fica velho você perde poder, não tem jeito.
Vamos ver as perguntas aqui. Vamos colocando as perguntas por que eu já dei o meu recado... Ah, tem outra coisa que eu quero falar para vocês que é importantíssimo antes de eu ver as perguntas. É a maluquice do dia. Meu deus, quanto eu ouço isso. O cara fala assim: “No dia tal eu vou me aposentar, puff!”. Aí nesse dia tudo muda e nesse dia eu vou pegar todo o meu dinheiro que está aqui e vou botar ali. Sabe? Não tem isso do dia que eu vou me aposentar, puff. Sabe? Você vai acumulando patrimônio, aquilo vai produzindo renda, vai te dando uma tranquilidade financeira e vai acontecendo progressivamente e você já vai fazendo, não é um belo dia você vai: “Ah, agora eu mudo tudo porque eu me aposentei”. Daí perde um pedação do seu patrimônio. Não! Você vai acumulando e não tem aquela maluquice: “Tudo tem que produzir renda”. Não! Não tem problema. O que importa é você estar investindo em valor. O que importa é você ter bons investimentos. Uns vão produzir mais renda e outros menos. Você usa a renda que for produzida e se tiver que vender um pouquinho, vende um pouquinho, não tem problema, vá aproveitar a vida com o patrimônio que você criou, não precisa ficar obcecado. E fica essa obsessão de que tudo tem que produzir renda e essa obsessão que um dia tal, puff, tudo muda. Não é assim. Hoje você está montando sua aposentadoria e continua a montar, investe em você para você ter importância e vai acumulando patrimônio e você vai ficando tranquilo e progressivamente você vai se aposentando, todo dia você está se aposentando um pouquinho, é isso.
Vamos ver as perguntas aqui.
Isso eu já falei aqui: as fundações que você coloca um real e a empresa coloca um real, pode ser uma parte do seu patrimônio diversificado, não pode se fiar naquilo. Se a empresa de aposentadoria for uma empresa separada da sua empresa, é melhor. Se a própria empresa faz a aposentadoria, meu amigo... É melhor mas não é garantido. Veja aí o caso da Vale, garantido nunca é. Então, se você quer botar aquele lá como uma parte, tudo bem. Mas achar que vai ser só aquilo, você não pode nunca ficar só em uma coisa.
É, banco não oferece nada de ouro. Se fosse bom para você o banco não ficava te oferecendo. Entra o profissional liberal no banco, o olho do gerente brilha de oferecer previdência privada para ele.
Pergunta: Bastter, você acha que uma carteira de aposentadoria tem que ter mais empresas de crescimento ou de dividendo?
Resposta: tanto faz. Isso é outra neurose, tem que ter empresa boa. Como é que você pode saber se a empresa de dividendo hoje vai ser de dividendo daqui a 20 ou 30 anos se as empresas estão sempre mudando. Empresa de crescimento vira dividendo, dividendo vira crescimento, não faz a menor diferença. E tem um exemplo que eu sempre falo: a OIBR distribuía e ainda distribui muito dividendo, a Apple nunca distribui dividendos, agora distribuiu um pouco mas passou 20-30 anos, sei lá, sem distribuir. Quem você acha que está melhor? Quem você acha que está mais bem aposentado? O sócio da OIBR ou o sócio da Apple? O sócio da Apple ficou milionário. Vai lá, precisa de dinheiro, vende um pouquinho, não faz a menor diferença.
Vamos ao meu quadro para exemplificar: você tem 10, dá 1 de dividendo, você passa a ter 9 +1. Aí você usa o 1, você fica com 9. Outra situação: você tem 10, vende 1, fica com 9. Qual é a diferença, meu deus? Não tem diferença.
Então, as empresas distribuem dividendos, está bom, ótimo, você reaplica, amanhã é fonte de renda, ótimo. E aqui no Brasil, por que muitos dos livros que as pessoas estudam são livros americanos e lá nos EUA não há uma cultura de distribuição de dividendos como há no Brasil, muitas empresas não distribuem dividendos. Aqui a maioria distribui dividendo. Então, mesmo as de crescimento distribuem. E tem um outro aspecto: muito cuidado com percentual. Você come real, você não come percentual. Então, você fica obcecado por empresa de dividendos com 20 anos de idade e aí quando você vai se aposentar, vamos dizer que você tenha 500 mil em ações porque você só ficou fazendo empresa de dividendos, empresa de dividendos (exemplo exagerado mas só para mostrar). “Ah, mas da 20% de dividendos, 100 mil por ano”. Aí o outro foi para empresa de crescimento e tem 5 milhões em patrimônio mas só da 5% de dividendos, 250 mil por ano. Então, não é percentual que põe comida na mesa não, é real. Então, empresa de crescimento pode terminar te dando mais dividendo do que empresa de dividendo. O ideal é não pensar em nada disso, é em sua parte de carteira de ações ser como na parte de FIIs, de imóveis, de renda fixa: investir em valor. O que importa é que a empresa seja boa, tenha boa governança, caixa e dívida equilibrados, lucros consistentes, gere caixa, isso que importa. Então ela pode de dividendo virar de crescimento, de crescimento virar de dividendo, não tem como saber o que vai acontecer.
Junior (fez uma pergunta sobre previdência privada), negócio que PP atual permite isso, permite aquilo.. A regra sempre muda. Eu não vou dar meu dinheiro na mão de um banco para o banco dizer que depois vai me devolver. Se banco fizesse isso direitinho eles não tinham esse lucro que eles têm. Então, se eu posso montar minha aposentadoria, por que eu vou dar na mão de um banco?
Fernando responde a pergunta falando do sogro dele que pagou 3 previdências privadas da década de 70 para cá e todas as 3 quebraram. Então, você acha uma dessas que você acha que pode ser um bom investimento, que seja uma parte dos seus investimentos. O que não pode é, como eu já vi gente falando: “Ah, eu gasto tudo, eu tenho previdência privada, eu não preciso ficar acumulando patrimônio”. Aí, se der errado, já era. Né?
O outro usuário no chat está falando perfeito: “Na hora que der ‘chabu’ o governo inventa um novo nome, repactuação, alongamento, auditoria social, bloqueio de cruzados, o escambau.” Sempre vai ter um novo nome para tungar o seu dinheiro seja no privado, seja no público. Eles dão um jeito.
A questão da renda passiva, o ideal, é você acumular patrimônio em valor e o patrimônio produz empresa passiva. Ação dá dividendo, juro, bonificação seja lá o que for. Imóveis você tem aluguel, renda fixa tem juros, FII tem dividendos... E isso vai fazendo uma renda passiva que você vai reaplicando. Quando a renda passiva for o dobro dos seus gastos você está numa situação tranquila porque você não pode considerar que você vá usar toda a renda passiva porque aí o principal pode diminuir. Veja bem, não tem como ter uma regra absoluta, tem que ter bom senso. O cara acumulou 100 milhões de reais e aí, sabe? A não ser que seja um débil mental completo, vai ficar pros filhos e ele vai viver tranquilo para o resto da vida. Então, mais uma continha seria essa da renda passiva ser o dobro mas, nem isso hoje em dia... Tem um problema de vocês ficarem me acompanhando, que eu fico mudando de ideia toda hora e quando o cara entende eu já mudei de ideia. Nem a renda passiva eu estou me preocupando muito atualmente. Eu só me preocupo com valor, valor e valor.
Claro que não é para acumular numa coisa só, mas dando um exemplo grosseiro, comprei Apple a minha vida toda nos últimos 30 anos, agora eu estou milionário. “Ah, mas não tem renda passiva...”. E daí? Vamos dizer que eu tenha dois mil imóveis e não alugue nenhum. E daí? Qual é o meu problema. Ah, não tem renda passiva. E daí? Sabe? Se você acumulou patrimônio em valor e tem um bom patrimônio, nada impede de você vender um pouquinho. Então eu tenho 2 mil imóveis, então eu vou lá e vendo um imóvel, sei lá, por um milhão. Daí com esse milhão eu vivo um tempo... Bastante tempo. Né? Depois, eu vendo outro imóvel (risos). Sabe? Se eu tiver dois mil imóveis, e daí? Então eu tenho uma tonelada de ações da Apple, estou milionário. Vou ali e vendo um pouquinho e vivo um tempo. Então, é bom ter renda passiva, mas também é o que eu sempre falo da Ambev. Se eu fosse sócio da Ambev eu preferia que ela não me desse dividendos, eu ia terminar mais rico e eu podia fazer o meu dividendo vendendo ação porque eu nunca vou conseguir investir o meu dinheiro tão bem quanto a Ambev. Então, hoje em dia eu já meio que considero renda passiva vender um pouquinho.
Deixa eu ver as perguntas aqui. Pergunta: Bastter, você entende que há um máximo de percentual de patrimônio para deixar num mesmo tipo de investimento?
Resposta: entendo! Eu acho que você deve diversificar ao máximo e quem puder diversificar fora do país, diversificar em países. Tudo dentro da lei, tudo certinho e bonitinho, tudo certinho com a receita. Nada impede que você invista em outros países, a lei não proíbe isso, mas diversifique ao máximo.
Olha, tem poucas bobeiras maiores nos investimentos do que aquele negócio de “quando você diversifica muito você perde em retorno”. Isso é uma baboseira total! Depende! Primeiro que, vamos dizer que eu tinha 8 ativos. Aí há 10 anos atrás eu peguei e comprei Ambev e Cielo (não tinha Cielo há 10 anos mas só para dar o exemplo). Ah, diminuiu o meu retorno? Não... Então, primeiro que isso é uma baboseira total, depois que o problema do pequeno investidor é risco, é perder. Então, quando você diversifica bastante, você passa a ter pequenas perdas. Uma das coisas principais para o pequeno investidor sobreviver, é tudo ser pequeno, são pequenos movimentos, pequenas perdas, pequenas saídas, pequenas entradas. Os grandes movimentos, mexer com muito dinheiro de uma vez que leva a prejuízos grandes e risco grande. Então, diversifica bastante. Percentual exato é difícil dizer, mas você caminha da renda fixa para outros investimentos. Né? Você começa com um percentual grande em renda fixa e vai passando para ações, para FIIs, para imóveis. Às vezes um imóvel fica muito pesado porque é difícil, né? Se você não é um milionário e você tem um imóvel ou dois, eles passam a ser um percentual grande do patrimônio porque o imóvel é uma coisa muito grande.
O Adneto (usuário) está falando disso, que está difícil comprar imóvel porque está muito caro. O imóvel é complicado mesmo, de colocar imóvel, mas é bom. Imóvel, para investir, quarto e sala bem localizado, né? Comercial tem suas vantagens mas também suas desvantagens. Um quarto e sala bem localizado raramente vai ficar vazio. Loja, sala, durante as crises, às vezes, fica vazia. Então tem vantagens e desvantagens. O ideal, quando está começando, é começar pelo quarto e sala bem localizado. Uma das possibilidades, pois fazer dívida é sempre ruim, é, se você tem uma situação financeira tranquila, se você mora com os pais, uma das possibilidades realmente é você pegar o financiamento pro imóvel e alugar. Você tem que poder pagar o financiamento, mas você pode alugar e com o dinheiro do aluguel pagar parte. Mas se ficar vazio você tem que poder pagar sozinho. Então, há essa possibilidade, seria a única dívida assim que eu aceitaria, mas mesmo essa dívida, todo dinheiro que sobrar vai lá e adianta.
Então, o Guilherme (usuário) aqui falando algo que já falei para vocês: todo dia você se aposenta um pouquinho, não é um belo dia aposentou.
Isso é uma coisa que você tem que avaliar. O primeiro imóvel você pega financiamento. Se você é pai de família, a coisa está apertada, não. Se você é solteiro e tem sobra, pode ser. Então, cada um tem que avaliar. Ou você monta uma renda fixa chamada imóvel e vai acumulando naquela renda fixa até poder comprar imóvel; é complicado mesmo o primeiro imóvel. Tem gente que tem 50% do patrimônio em renda fixa e está tranquilo, tem gente que não está. Depende de cada um, você tem que achar o seu equilíbrio.
O Fabrício está falando que o sonho de todo mundo é aposentar, viver viajando, fazendo coisas sensacionais. É o que eu falei: todo dia você se aposenta um pouquinho. Quando você poupa, você pode começar a fazer coisas legais na vida durante. Isso é outra coisa importante para eu falar aqui; é o que eu chamo de falácia do poupador no meu livro “Eu quero ser rico”: quem poupa não vive a vida, fica só poupando, morre e leva para o caixão. Não! Quando você poupa, quando você tem reserva, é bom senso, o mais difícil é bom senso. Nada impede que você pense “agora vou fazer uma viagem, vou usar um pouco”. Qual o problema? Então você começa a fazer coisas legais na vida. A frase: “todo dia você se aposenta um pouquinho” vai para esse lado também. Você começa a fazer coisas legais na vida porque você tem uma reserva, você pode ter uma vida melhor porque você tem uma reserva.
O outro usuário está falando aqui que a OIBR paga uma enormidade de dividendos, foi de 30 reais para 3 reais. Então, vai continuar pagando um percentual imenso, só que agora é um percentual em cima de 3 reais e não em cima de 30. Então, não adianta dar dividendo se a empresa for ruim. Não adianta, você vai perder. Percentual não bota comida na mesa, o que bota comida na mesa é real. Então, às vezes, uma empresa que pagava pouco dividendo, está pagando muito mais em reais do que a Oi. Era pouco em percentual mas agora ela está valendo muito mais, está pagando muito mais em reais e você tem um patrimônio muito maior.
Exatamente, você vai se aposentando aos poucos. O fato de você ter uma reserva, ter um patrimônio, você pode pegar e dizer: “vou viajar um mês”. Aquilo é uma aposentadoria, você pode ir trabalhando menos, você tem renda passiva. Então, a coisa vai sendo progressiva e assim que funciona bem.
Quanto aos FIIs, também serve. Agora, toma cuidado com FIIs, toma cuidado com modinha. Os FIIs viraram modinha, começou a entrar na mídia e o que aconteceu? Um monte de FIIs desabaram, sumiram. Então, tem a área de FIIs aqui na bastter.com, tem o nosso consultor, o NOD, que sabe pra caramba, vai estudar, começa pelos mais seguros; mas é também uma modalidade de investimento.
O que você já fez, já fez! Esquece o que você já fez. Vamos daqui para frente, todo mundo erra! Bota um a pedra e segue em frente. Se defende dos erros se ajustando com outras coisas. Está aqui o exemplo do nosso amigo Serra (usuário). Infelizmente um parente dele fez Montepio da Família Militar (Previdência Privada). Quer coisa que não pode quebrar maior do que essa? Quebrou! Então, essa historinha que agora é diferente, não sei o que, não tem diferente. Pode não quebrar, tudo pode não quebrar, mas você não pode se fiar naquilo.
Eu sei, Junior (usuário), se não quebrar o da Vale... quebrou. “Ah, a empresa põe metade e você pode sacar tudo na aposentadoria”. Se não quebrar! Se quebrar, já era. O governo pode socializar as previdências privadas, tudo pode acontecer, você tem que diversificar. Se você quer ter previdência privada, ela é um pedaço do seu patrimônio, o que não pode é confiar naquilo.
Barbas (usuário) pergunta: “A pessoa que mora em um imóvel e esse imóvel tem valor e precisa mudar por qualquer motivo mas não tem dinheiro para comprar imóvel novo. Vende imóvel velho para pagar o novo ou financia?”
Resposta: vender imóvel para comprar imóvel, girar imóvel, é uma desgraça, é o pior de todos. Vai 100 mil reais embora do nada. É ITBI, corretor, imposto, desconto, não sei o que lá, mudança, 100 mil reais. É uma desgraça. Então, se você puder não vender o imóvel, é melhor. Você pode alugar o que você mora e morar em outro alugado. Você pode alugar o que você mora e financiar outro menor desde que você possa pagar o financiamento sem depender do aluguel porque, se não, fica vazio e agora como é que você faz. Então, qualquer coisa que você puder fazer para não vender o imóvel que tem valor, faça. Porque, vai embora 100 mil reais e é duro de juntar 100 mil reais. Agora, se o imóvel não tem valor é outra coisa.
“VGBL tem vantagem, se morrer os herdeiros não sei o que”. Se não quebrar, se o governo não mudar a regra... Então, você acha que o VGBL tem vantagem para você? Ótimo! Que seja uma parte do seu patrimônio. O que não pode é, como eu conheço, algumas pessoas que viram para mim e falam: “Eu tenho VGBL. O banco falou para mim que quando eu aposentar eu vou receber tanto por mês então eu não preciso poupar”. Aí está fulminado.
O governo é seu inimigo pessoal. Todos os governos do mundo de todos os partidos, de todos os jeitos, de todas as épocas só tem como objetivo levar o teu dinheiro e prejudicar a sua vida. Todos! Tem, menos ruins, ruins, muito ruins e horrorosos; mas todos só tem esse objetivo. O ideal é menos governo, quanto menos governo, melhor; porque o governo sempre vai ser ruim e sempre vai levar o seu dinheiro, é seu inimigo pessoal. Mas é fundamental que você não deixe isso entrar dentro de você nas suas entranhas e te destruir. Ele vai levar o seu dinheiro não importa o que você faça, mas não deixe ele levar a sua felicidade nem sua vontade de viver.
Se você não diversificar, você pode ter um retorno melhor mas você pode perder tudo. Então, se você gosta de FII, vá estudar bastante, tem a área aqui no site, vai entender de FII, deixa um percentual um pouco maior dos seus investimentos em FII, mas não pode ficar deslumbrado. Rentabilidade não tem a menor importância. Se você ficar medindo rentabilidade, em algum momento todo instrumento que tem rentabilidade acima da média vai ter rentabilidade abaixo da média. Quando estiver abaixo da média você vai ficar em pânico e vai vender tudo no fundo. Não tem jeito. Não existe rentabilidade eterna. Pode existir, tudo tem fenômeno das chances, sorte, ou alguma coisa fora da curva mas você não pode se fiar nisso. Então, primeiro você tem que focar em valor, esquece rentabilidade. E, depois, não pode ficar deslumbrado com nenhum investimento porque tudo pode dar errado. Você tem que pensar sempre no pior cenário.
Se o governo amanhã supertaxar os FIIs e tudo desabar. “Ah, não pode acontecer!”. Aconteceu com as elétricas. Todo mundo ia se aposentar com Eletropaulo. Todo dia saia na mídia, analista falando: Eletropaulo, dividendo, se aposentar... O que aconteceu? Deu tudo errado. O governo foi lá, se meteu nas Elétricas, Eletropaulo desabou, parou de pagar dividendos. Então, era errado ter ação da Eletropaulo? Não. Era errado entrar na modinha: vou me aposentar, botar tudo lá, vender imóvel e comprar Eletropaulo. Agora, se Eletropaulo era uma parte das suas ações... Vamos dizer que Eletropaulo era 5% das suas ações e sua carteira 20% dos seus investimentos, Eletropaulo era 1% dos seus investimentos; caiu pela metade, você perdeu 0,5% dos seus investimentos, outras coisas melhoraram, compensa. Então o erro é o deslumbre, o erro é o deslumbre. Mesmo nos EUA acontecem problemas.
Esse negócio de arriscar, sabe? Trata todo o seu dinheiro com muita responsabilidade. “Ah, uma parte eu posso arriscar..”. Isso termina em lambança. Quem trata uma pequena parte do seu dinheiro com irresponsabilidade termina perdendo tudo. Não serve, não existe. Quem trata mal uma pequena parte do dinheiro vai tratar mal todo o dinheiro.
Em resposta ao raciocínio de outro usuário: se desfazer do imóvel vai ser sempre um prejuízo maior. Você não toma prejuízo de 27,5% por mês quando você aluga. Você mantém o imóvel de valor, você mantém um patrimônio. Se você tiver um inquilino, ele paga os custos do patrimônio e ainda sobra um dinheirinho para você, então é espetacular.
Essa frase do Soros (George Soros) é espetacular: “As pessoas perdem dinheiro no mercado financeiro porque as pessoas vão com o objetivo de ganhar”. Quando que a bolsa brasileira vai crescer? Quando acabar essa fantasia que bolsa é um loca, uma corrida, para ganhar dinheiro. Bolsa é um local para acumular patrimônio. Eu não posso fazer trade? Pode, é difícil. Se você quer tentar você tem o direito com parte do seu capital, uma pequena parte do seu capital. Qual o objetivo? Pegar o lucro e investir. O objetivo não é fazer trade para fazer trade, o trade não é um objetivo em si, o trade é um trabalho como qualquer outro. Você pega o lucro do trabalho e investe para um dia você ter vida tranquila. Então, o trader vencedor é aquele que agora tem imóveis, FIIs e vive de renda. O trader vencedor não é o que daqui a 20 anos está tendo que fazer trade que nem um alucinado todo dia. Então, a bolsa não é uma corrida para ganhar dinheiro como ficam tentando vender a bolsa; a maioria perde e foge e por isso que nunca aumenta o número de CPFs. A bolsa é um local para acumular patrimônio como imóveis, como FIIs, como renda fixa.
Não tem como! Se você quer vencer nos trades, você tem que ter um método próprio. A característica do trader vencedor é que ninguém tem a mínima ideia do que ele está fazendo e normalmente não sabem nem que ele é trader. Qualquer método de trade que você torne público não tem como vencer porque o trader vai se beneficiar de distorções do mercado. Se milhares de pessoas fazem a mesma coisa não tem distorção. Então, não tem como vencer. Dar um call, duas mil pessoas seguem, é óbvio que não tem como funcionar vender set up. Isso tem outros objetivos, não é objetivo de trade sério.
Então, pessoal, é isso que eu queria passar para vocês sobre aposentadoria. Os dados mais importantes são esses da figura das pessoas empurrando os aposentados. Não vai existir aposentadoria seja pública, seja privada, seja o que for. Não tem como. Daqui a 20 anos, 30 anos, vai ter um cara empurrando 20 aposentados. Não existe o dia da aposentadoria, você vai se aposentando aos pouquinhos, todo dia você está se aposentando aos poucos. E o sujeito que acha que quando ficar velho o governo ou um banco vai botar comida no prato dele, meu amigo, trate bem os filhos porque é sua única chance.
É isso aí, pessoal! Um abraço e tudo de bom!