Olá pessoal!
Sigo o Bastter no Youtube há um bom tempo e sempre me identifiquei muito com a filosofia dele de acumulo de patrimônio. E agora serei um novo assinante do site e chego com muitas dúvidas [huhu].
No momento meus investimentos estão 100% em Renda Fixa. Primeiro eliminei todas as minhas dívidas, depois formei a minha reserva de emergências de 12 meses (pelo fato de ser autônomo com ganhos variáveis), me senti muito mais seguro assim. E montei um projeto de aposentadoria no Tesouro IPCA de longo prazo.
E como não quero depender apenas desse projeto de longo prazo, eis que chegou o momento de ter uma parte do meu patrimônio em renda variável com esse intuito: Ser sócio de grandes empresas por tempo indeterminado. Ainda sou muito leigo em tudo, mas já li boa parte da área iniciante e muitos tópicos de outros iniciantes.
Gostaria de detalhar como pretendo iniciar, para os mais experientes dizerem se estou no caminho certo ou não.
Pretendo começar aos poucos conforme indicado nos tópicos que li, e comprar pelo mercado fracionário uma quantidade X de ações de uma empresa ao mês, totalizando 12 empresas no ano. Bom começo?
Como escolher as 12 primeiras boas empresas? Não gostaria de me prender as análises diárias. As melhores rankeadas no bastter rating são suficientes para isso ou eu teria realmente que analisar? Desculpem a pergunta, pois, como disse, sou totalmente leigo.
Vi também a importância da diversificação. Existe um padrão de quantidade de empresas que a maioria investe? ou diversificar em 12 empresas de ramos diferentes seria ideal?
Se tiverem mais algumas dicas para me passar serei muito grato.
Obrigado a todos!