Oi, pessoal, minha carteira atual está em 20% ações+ETFs, 20% FIIs, 15% ouro+btc, 10% ntnb principal, 35% cdbs. Vou pendurar as chuteiras mês que vem e quero modificá-la pra gerar o tanto de renda passiva que necessitar pra viver, deixando o restante pra fazer o bolo crescer.
Sou simples, frugal e moro no interior, então pelos meus cálculos, precisaria de menos de 50% do portfolio gerando renda passiva, talvez 40%, e minha idéia é tirar parte do dinheiro dos CDBs e passar ou pra NTN-Bs com cupom, ou pra comprar mais FIIs. Eu já tenho ambos, e me sinto mais confortável com FIIs. Dado que os juros estão em 4% ou menos, alguém tem algum argumento pra comprar títulos com cupom?
O IFIX pode cair, mas se só me importa a renda, tanto faz, seria equivalente à taxa de juros subir. Tem um monte de FIIs que multiplicaram enormemente seu valor, enquanto isso nunca acontece com títulos do tesouro. Como o valor do imóvel também depende do custo de construção, que também depende de material, mão-de-obra etc, a valorização deste parece mais realista que o IPCA pra acompanhar a inflação. Apreciação + aluguel dos FIIs parecem dar mais que principal+ipca + cupom no momento. Receber por mês é melhor que receber por semestre, também. Num cenário extremo, se o ONREVOG manipular o IPCA ou voltar a hiperinflação, o principal dos FIIs estaria melhor protegido.
Meu único argumento contra os FIIs é se tributarem os rendimentos, mas acho que os pontos acima compensam o risco.