Olá pessoal,
Venho refletindo ao longo dos últimos meses sobre a obrigatoriedade de se reinvestir dividendos e gostaria de dividir o meu ponto de vista com vocês, de forma aberta a críticas.
É comum escutarmos a frase ''no longo prazo, o preço tende a zero" para justificar duas posturas: 1- compre boas empresas, independentemente da cotação, pois no longo prazo o pagamento de dividendos tende a descontar e até superar o valor inicialmente pago pela ação; e 2- Quando o dividendo é pago, o seu valor é descontado do preço da ação, portanto os dividendos devem ser reinvestidos, caso contrário o preço das suas ações (o seu patrimônio) tenderia a zero.
É sobre a postura número 2 que eu gostaria de conversar agora.
Ela se baseia no seguinte raciocínio: se uma ação de uma empresa custa 10 reais e ela anuncia que pagará 1 real em dividendos em determinada data, no dia seguinte sua ação passará a custar 9 reais. No longo prazo, portanto, com o pagamento de novos dividendos, o preço da ação estaria sempre diminuindo e tenderia a zero. Daí ser importante o reinvestimento dos dividendos para evitar a perda patrimonial.
Ocorre que após muito refletir, considerei que esse raciocínio é ilusório, pelo seguinte motivo: