Olá, pessoal. é meu primeiro post, me tornei Blue há pouco tempo, desde então tenho aprendido bastante lendo análises, materiais e dúvidas no fórum, além de vídeos e tutoriais.
Minha dúvida é a seguinte: eu possuo um financiamento imobiliário há alguns anos, a prestação vem baixando mês a mês e consegui alugar já no segundo mês após a entrega, e está alugado desde então.
A relação prestação / aluguel recebido está em 0,80 (o aluguel paga 80% da prestação, mas faz 3 anos que não reajusto; o que salva é estar alugado direto, sem intermediários). Esse imóvel é em outra cidade, não a que eu resido e eu moro de aluguel, mas adquiri um lote e pretendo construir o imóvel que será para minha moradia.
Se eu vender o ágio (o inquilino não tem interesse na compra), devo receber algo em torno de XXXk ), suficiente para construir (~XXXk) e investir em FIIs (XXk). O que eu ganharia com isso? Sairia do aluguel (XXk), quitaria a dívida e ainda teria um colchão financeiro gerando renda passiva.

Parece ótimo na teoria.Os problemas? Não sei se consigo vender por esse valor e se eu anunciar, pode ser que demore a vender e eu perca o inquilino, perdendo a renda do aluguel e tendo que assumir condomínio, IPTU, A + L, etc.

Me parece que, a despeito dos riscos, eu devo arriscar a venda, mesmo que seja por um valor inferior ao que estou estimando. Já li alguns tópicos sobre imóvel próprio e vejo que a decisão, por vezes, é mais emocional do que racional. Não quero cair nessa armadilha, mas também não quero ser tão racional a ponto de ignorar o óbvio.
O que acho ser a escolha mais viável: esperar um pouco (setembro, após passar a Ref. Prev) para que o mercado imobiliário se recupere e aquela estimativa fique mais próxima da realidade.
Bem, acho que consegui explicar minha situação e gostaria de ouvir a opinião de vocês. Estou no caminho certo? Estou pensando bobagem? Meu receio faz sentido?
Agradeço de antemão a quem se dispuser a comentar e puder me ajudar a refletir sobre isso e, quem sabe, que este post possa vir a ser útil a outras pessoas em situação semelhante, no ORUTUF.
ps. resisti enquanto pude aos apelos da esposa em entrar em outro financiamento no passado, equilibrei as contas e hoje invisto algo em torno de 15-25% do que ganho em uma carteira de ações, FIIs e fundos com liquidez razoável.