Fala ai pessoal, boa noite!
Esse é meu primeiro post… comecei a estudar o mercado de renda variável recentemente, vi um monte de videos no youtube, gostei do approach do Bastter e aqui estou…
Minha duvida é sobre a montagem da minha carteira inicial de ações… o botão das voadoras vai esquentar agora, rs
Vou rapidamente contar um pouco do contexto: hoje meu patrimônio está(va) 80% em renda fixa (leia-se LCA/LCI de banquinho) e 20% num imóvel quitado. Desses LCA/LCI parte já venceram (uns 20% esta liquido em CDB 100% com liquidez diária) e os outros vencerão em até 12 meses. Reserva de Emergencia em dia e fora dessa conta.
Bom, RV ta bombandu e o sardinhão aqui resolveu entrar na bolsa. Agora vai!
Sei que a recomendação é colocar na caderneta, dividir em sei la 12 partes e ir aportando aos poucos, mas eu acho que vai crescer a procura por bolsa nos próximos 24 meses (agora ferrou, hein!?) e quero ir de uma vez com esses 20%… é grana de aposentadoria anyway, que pretendo deixar "parada" (hj tenho 36 anos), na pior da hipóteses, serei sócio de boas empresas no longo prazo, ciente do eventual sobe e desce…
Acredito que não vou fazer grandes m*das nos critérios pra avaliar as empresas (rolo/ON liquidez e free float, caixa, divida, diversificar numas 10, etc), mas eu não queria comprar caro… imagino que a minha c*gada nesse momento de cotações inchadas é comprar (boas empresas) mas muito caro…
Nesse cenário, aquela historia de que preço não faz diferença no longo prazo (pq em teoria eu estarei comprando sempre, em momentos de baixa e alta) me impactaria negativamente pq eu to comprando um monte junto, especialmente se meu lado mãe Dinah não estiver tão afiado qto eu penso estar.
Minha pergunta é: qual seria um critério para avaliar se as empresas (boas) que eu estou de olho estão muito “caras” no momento? P/VPA seria um bom indicador? combino com outra coisa? alguma outra analise cabe aqui? Deixa eu dar um exemplo, LREN3 eu acho boa mas ta com P/VPA de 9,2 no momento… não seria o caso de deixa-la pra depois e aproveitar agora outras (boas) com preço menos descolado dos fundamentos?
Disclamer sobre girar patrimonio:
Não considero que estou girando patrimônio, pq esses 20% está liquido, teve seu ciclo em RF e agora voltou pra minha mão. Não entrei antes em RV pq faz 5 anos que eu larguei o trabalho CLT e empreendi, então considerava minha startup a minha “renda variável”… hj ela está menos instavel e por isso to disposto a tomar mais risco. Concordam comigo ou to viajando em relação a esse ponto?
Abs!