17 Dúvida reserva de emergência comentada em 24/07/2019 11:04 Assuntos Gerais Cvcrj em 23/07/19 21:08 comentada em 24/07/2019 11:04 Fala pessoal boa noite. Estou começando um projeto pararelo ao meu trabalho e tenho uma dúvida. Tenho um gasto mensal de X reais por mês, e minha renda mensal varia de 2x a 3x reais. No caso, não vejo necessidade de fazer uma reserva maior do que 6x reais ( não tenho filhos, dívidas..), moro sozinho, e no máximo ajudo minha mãe. A questão é a seguinte : com a reserva de emergência já ok, mesmo eu gastando dinheiro comprando equipamentos, fazendo workshops, etc, ainda me sobra grana. Penso daqui uns 2 a 3 anos viver só do meu negócio e sair do meu emprego, daí fica a pergunta : essa grana que sobra é burrice investir em renda fixa, variável, etc? Visto que, mais pra frente, quando resolver viver só disso vou precisar de uma grana pra montar meu próprio espaço, ou quem sabe fazer em outro país, visto que o que eu estou começando da pra fazer em qualquer lugar do mundo e tem muita demanda. E como o bastter diz " patrimônio não se gira, se acumula", onde eu coloco essa grana que sobra todo mês, visto que mais pra frente( 2 a 3 anos) irei precisar de capital? Obrigado