Olá,
Sou iniciante aqui na Bastter e em ações, e minha burrice me fez cometer um equívoco no Home Broker.
Explico-o: decidi encerrar a posição na ação X (tinha um total de 500 ações), mas depois de algumas horas pensei que teria sido melhor não ter vendido tudo, batendo-me um leve arrependimento, então retornei e iniciei nova posição com a compra de 300 ações desta mesma empresa. Assim, diminuí de 500 para 300 ações. Ocorre que, naquele momento, e por ser iniciante, para mim se tratava de um mero rebalanceamento de carteira, jamais Day Trade. Mas foi isto que restou caracterizado, e só constatei quando conferi a nota de corretagem. E o pior que eu sabia disso, do fato gerador, não me simpatizo com operações DT, mas penso que foi um misto de amadorismo de um principiante com a desatenção de um dia tumultuado.
Na nota de corretagem veio o seguinte: IRRF Day Trade: Base R$ 16,79 Projeção R$ 0,16. Ou seja, pelo o que eu entendi, o meu lucro (Base) foi de R$ 16,79, e a Projeção foi de R$ 0,16, que seria o total de impostos a pagar, e, sendo este imposto menor que R$ 10,00 eu não precisaria gerar por enquanto a DARF, apenas declarar normalmente a operação, guardando esse valor para o ORUTUF. Estou correto?
Abaixo, deixo a imagem da nota, sem meus dados, obviamente, porque consta ao lado direito um valor de R$ 1590,00 (IRRF, s/ operações) que não compreendi.
Grato pela gentil atenção e compreensão.
Abraço.