Boa tarde foristas,
estou pesquisando essa questão mas permaneci com algumas duvidas de investimento em ouro,
eu li que pagariam 28% de imposto caso ficasse mais de 1 ano com o investimento, mas pelo que entendi
ficando menos de 1 ano e sendo não-residente, não teria nada a pagar de imposto aos americanos, aqui o
que eu encontrei de informação:
"The 28 percent rate applies only to long-term gains in gold. The IRS defines long-term gains as money you earn from selling assets you’ve owned for more than a year.
If you have not owned the gold for more than a year, your gains will be taxed as normal income."
DUVIDA: "normal income" É IGUAL A: "short-term capital gains"? Se sim então a proxima frase é
util:
"US taxes on foreign investments for non-US residents: Capital gains from the sale of stocks and "short-term capital gain" distributions will not trigger any US tax liability. However, you will likely have to declare this income and pay tax in your home country."
DUVIDA: Então, pelo que entendi, como não-residente, se eu vender o ouro em menos de 1 ano(short...) me livro completamente de um imposto "do ouro"(o que impunha os 28% caso mantivesse por mais de 1 ano)?
Não encontrei informação sobre: como "não-residente" + long-term(se eu possuilos por mais de 1 ano), se eu pagaria 28% ou qual taxa.
Realmente caso tivesse que pagar esses 28% ou mesmo que 15%, comparando com o PAXGOLD(criptomoeda lastreada em ouro, que pelo que entendi não tem imposto nenhum caso o ouro valorize e eu a troque por outra moeda) se tornaria bem mais interessante para quem aposta na valorização do ouro ou deseje manter-se no investimento por mais de 1 ano sem se preocupar com imposto.
não sei se o Brasil também tributaria meus lucros com etf ouro nos EUA, se sim, me parece que PAXGOLD se tornaria ainda mais atraente(acreditando evitar imposto).
Eu não vou trazer os possiveis ganhos para o Brasil, não entendi que impossosto seria adequado,
encontrei isso sobre o Brasil:
"Com efeito, o ouro, a depender da circunstância, pode ser alvo de dois tributos, a saber, o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras e o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, mas a incidência de ambos jamais é concomitante. É evidente que situações específicas envolvendo o ouro podem atrair a incidência de outros impostos, como o II – Imposto de Importação, o IE – Imposto de Exportação e o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, sem que isso configure bis in idem – “quando o mesmo ente tributante edita diversas leis instituindo múltiplas exigências tributárias decorrentes do mesmo fato gerador” – ou bitributação – “quando entes tributantes diversos exigem do mesmo sujeito passivo tributos decorrentes do mesmo fato gerador” -. Ambos os conceitos foram retirados da obra de Ricardo Alexandre.
Destarte, não sobejam dúvidas quanto a qual imposto incide em quais situações em se tratando de ouro, pois este metal, normalmente, é utilizado como mercadoria(incide ICMS) ou como forma de pagamento(incide IOF)."
como eu disse, não vou trazer os possiveis ganhos para o Brasil, algum imposto brasileiro seria aplicado nos ganhos do ETF nos EUA?
Obrigado!