Pretendo ter uma quantia X em 2045, data em que devo estar aposentado ou próximo disso (sem considerar as eventuais mudanças na lei previdenciária até lá).
Para tanto, decidi colocar uma parte de meu patrimônio no Tesouro IPCA com esta data, fazendo aportes regulares de uma quantia Y que, utilizando o simulador, vai me proporcionar - em tese - o valor X acima mencionado quando do resgate. Considero que tudo que tenho em renda variável possa estar de alguma forma afetado por uma eventual crise futura e, por isso, procuro não contar com o valor investido nesta modalidade em cálculos para ter alguma paz financeira quando da aposentadoria.
Ocorre que, como tenho outros investimentos, o BS nem sempre manda aportar em renda fixa...
Desta forma, tenho tirado do valor total do aporte mensal a quantia Y acima, aplicado no Tesouro IPCA 2045, e o restante obedeço ao que o BS mandar. Quando ele direciona para a renda fixa mesmo, coloco o valor em outro título, deixando sempre - como disse - um valor fixo para o IPCA 2045.
Pergunta-se: será que essa estratégia está correta? Tenho dúvidas se o resultado final será melhor desta forma ou então aportando todo o valor mensal em renda fixa - aí incluindo o Tesouro IPCA 2045 - somente quando o BS mandar...
Se alguém puder esclarecer, agradeço.