Tem umas duas semanas que resolvi assinar o bastter blue. Tem duas semanas que estou lendo todos os dias umas 3 ou 4h de conteudo, videos no youtube (inclusive alguns desatualizados, fui procurar vdx e descobri que opções estava fora de moda agora), e um dos conselhos que vi repetidas vezes foi de ir devagar.
Estou com uma carteira para reestruturar.
tem cdb 1% que vai vencer daqui a uns 3 anos então não tem o que fazer
tem fundos macro (adam, fronteira)
tem ações pn que era rolo virou bh
fiis concentrados
fundo de renda fixa que dá 100%=-1% do cdi (está mais para reserva de emergência então não está de todo ruim. parte pode virar TD)
Daí quero pegar o dinheiro dos fundos multimercado pra fazer meu próprio fundo multimercado. Estudei pra caramba, escolhi as empresas que quero ser sONcio, cadastrei no BS, blz.
Daí vem a contradição:
1 - Porque me desfazer dos fundos aos poucos e comprar as ações aos poucos? se já sei que fundo é ruim e sONcio é bom? o IR já estou pagando mesmo no fundo, então tto faz sair agora ou depois pois os fundos já estão nos 15% já então não tem mais vantagem à vista.
2 - Estamos na máxima do ibovespa. tudo tá caro, etc, se eu for comprando devagar, posso ter a chance de comprar algo descontado. Mas esse site não é contra tudo isso (olhar preço, empresa descontada, etc?) E como vou prever o orutuf?
3 - Dado que hoje estou sem renda, porém com patrimônio, se aportar agora eu tenho o tempo ao meu favor. Quanto mais cedo o aporte, melhor. Se for passar 3 anos pra reorganizar o patrimônio, são mais 3 anos alimentando o sistema e postergando a #pas
4 - dado que 2% em cada empresa dá menos de 20mil por mês, se daqui a 1 ano eu reavaliar um papel, vou lá e troco sem ir. acredito que o aos poucos seja uma maneira indireta de dizer: não vá girar pagando imposto que é furada. Evitando o giro com IR, não vejo problema em reestruturar (embora reestruturação seja palavra de quem não tem chance na bolsa)
5 - o comentário acima valerá para os fiis. não vou reestruturar os fiis pra não pagar ir então esses vou acertar na compra. e como os que eu tenho eu quero ter e estou feliz com eles, deixa lá.
6 - se eu já decidi o que fazer, porque cargas d'água estou postando aqui? PORQUE SE EU NÃO ESTIVER VENDO ALGO QUE ESTÁ NA MINHA FRENTE, com certeza @bastter vai me dar uma voadora e mandar eu estudar, colocando o link aqui pra algum tópico aonde isso foi abordado. Mas pelo menos eu encontro a informação. Quem está aqui há anos não tem ideia de como a informação nesse site é gigante e espalhada.
abs