Amigos, boa tarde.
Resumo do que escrevi abaixo: Estou com dificuldades de distribuir minha carteira e gostaria de saber como vocês fazem os % de Renda Fixa (SELIC, IPCA e Imóveis) e de renda Variável (FII, Ações, Debêntures, ETF..)
---------------------------------------------
Textão:
Conheci o Bastter.com há dois dias e estou devorando tudo que posso.
Venho há algum tempo guardando meu dinheiro na poupança porque eu nunca confiei muito em analistas e também gerentes de banco. Como tenho um pouco de conhecimento na área da matemática financeira, sempre me senti desconfortável com os retornos dos produtos de bancões.
Ao ler aqui, tudo fez muito mais sentido e agradeci a Deus por não ter comprado os lixões que temos por ai, assumindo risco em CDB e essa sopa de letrinhas para sardinha cair.
Já entendi algumas coisas aqui, como não investir mais de 2% do patrimonio total por ativo variável, algumas sugestões de 20 a 50% em renda fixa dependendo do perfil, que a taxa não vence o tempo, que não é para vender patrimônio, mas sim ir alocando com o tempo...
Acredito que o básico do manual do iniciante e dos livros que tem para download já li (sim, em dois dias eu só fiz isso, pois estou de folga).
Gostaria de saber como vocês alocam os % de vocês em renda fixa e renda variável, qual a lógica que depois de tudo que leram e falam aqui, cada um de vocês segue e o porquê, para eu ir comparando com o que eu estou pensando.
Meu pensamento no momento é algo assim:
Fundo de Reserva +
35% em renda fixa (não sei quanto em selic e quanto em IPCA vou colocar)
30% em fundos imobiliários e debêntures AAA (não sei se vou comprar debênture, vai depender da saúde das empresas que eu achar. Mas qual o % que vocês acham que eu deveria pôr (respeitando os 2% por ativo?)
25% em ações e ETF
10% em Small Caps e empresas novas na bolsa (após 5 anos ) (desde que apresentem boa saúde financeira)
O que vocês acham dessa distribuição?
Agradeço os comentários e as voadoras.