A cada dia que passa eu estou mais convencido que vender as ações que "perderam os fundamentos" pode custar caríssimo para o investidor pessoa física.
Vejo muitos posts e comentários aqui e em canais de finanças de pessoas que alegam serem HOLDERS, mas que logo soltam uma frase perigosa, "só vendo se perder os fundamentos".
Essa frase pode parecer razoável no primeiro momento, mas basta prestar mais atenção e dá pra perceber que essa frase é feita para dar conforto psicológico à quem usa, mas na cabeça da pessoa que a usa geralmente existem algumas premissas falsas como:
1) "Retornos passados garantem retornos ORUTUFs"
Muito errado, você pode começar a investir em uma empresa que foi excelente por 20 anos e no momento que você começa a aportar ela pode começar ir rumo à derrocada. O motivo de você investir em empresas com bom histórico é pra aumentar a sua probabilidade de sucesso, nada além disso.
2) "Minha análise fundamentalista é muito boa"
Vamos ser honestos, provavelmente não é. Quanto mais você colocar a sua análise para gerir o patrimônio já adquirido maiores são suas chances de se dar mal. Ao dizer que você vai vender quando perder os fundamentos você assume que a sua venda será feita num momento oportuno que minimizará sua perda.
3) "Prejuízos passados representam prejuízos no ORUTUF"
Assim como a premissa 1 é falsa esta também é, isso não significa que você deve ficar comprando empresas "turn arounds" pois como foi dito no item 1, a probabilidade de sucesso estará contra você. Mas a situação é diferente quando você já esta posicionado em uma empresa que teve fundamentos deteriorados, você corre o sério risco de vender as ações tentando salvar 1% do seu capital e pode acabar condenando uma empresa que poderia render 200x o valor investido.
Então o que fazer? Eu sugiro fazer uso cauteloso da quarentena, quarentenar uma ação é muito preferível à vende-la pelo simples fato que vc não faz o movimento mais arriscado, que é a possível venda no fundo, você ainda vai ser um pouco prejudicado por não comprar a ação na baixa, entretanto se a empresa re-engatar uma boa fase você pode continuar os aportes mesmo na subida.
Agora um pequeno exemplo da vida real para deixar o texto mais relatável, Apple próximo final anos 2000.
Noticias da época:
https://money.cnn.com/2000/09/29/markets/techwrap/E o pior, o trauma de ter vendido no fundo, muito provavelmente te tirou de todo o rally, pois dificilmente você vai comprar algo que te fez perder dinheiro 2x.
Resumindo: % pequenas em cada empresa e quarentena serão seus melhores aliados em momentos como esse, e não vender pq perdeu fundamento ou coisas do tipo.