“...não se encontra na literatura estudos mais detalhados sobre custos aplicados diretamente a cada categoria animal e qual sistema dentre todas categorias se apresenta mais rentável diante as oscilações do mercado no decorrer dos anos em âmbito nacional, portanto, objetivou-se neste trabalho preencher esta lacuna de forma detalhada e direta. Foi encontrado que o lucro operacional médio, de todos as 960 possibilidades estudadas, é de 0,75% ao mês, sobre o capital investido para o pecuarista, sendo que deste total 152 sistemas apresentaram margens negativas. Os sistemas com maiores riscos de investimento se encontram principalmente nas atividades de recria e engorda...”
Logo que cheguei ao MT (vindo do RS), comecei a ser seduzido pela ideia de investir em pecuária – afinal, o senso comum é que pecuarista invariavelmente fica rico. Aqui, basicamente todo mundo que consegue juntar alguma grana acaba indo pra esse setor. Contudo, já um pouco vacinado contra a ideia da oportunidade, resolvi estudar o assunto e encontrei esse TCC de um cara chamado Hygor Gonçalves Franco, da UFGO, que estudou os retornos da pecuária de acordo com cada sistema adotado.
Não entendo nada de boi e posso estar falando besteira, mas parece que o retorno da atividade não passa nem perto de ser milagroso – e as atividades mais comuns como engorda e recria eventualmente dão prejuízo. Então como esse pessoal junta patrimônio?! Acredito que o negócio acabe forçando a pessoa a alocar capital (fazer aportes) de forma significativa e reiterada. Sendo assim, mesmo com retornos fracos ou negativos, muitos dos criadores de gado acabam por acumular patrimônios expressivos.
Achei o estudo interessante e por isso compartilho aqui. Se meu raciocínio estiver completamente equivocado, por favor me corrijam.