Pessoal, muito provavelmente é burrice minha, mas tenho uma dúvida. Pelo que estou percebendo, a filosofia do site caminha a passos largos para a adoção da diversificação máxima (com bom senso e obedecidos os critérios de entrada).
Diante disso, pergunto se vocês entendem que devemos continuar aplicando aquela regra de que devemos escolher apenas 1 ou 2 ativos por mês para realizar nossos aportes. Não seria melhor aumentar a quantidade de ativos para uns 4 ou 5?
Pergunto isso por causa do seguinte:
1- mantida essa regra, um investidor iniciante na renda variável, como eu, demorará muito para se beneficiar dos efeitos da superdiversificação, sendo que a filosofia orienta (ou orientava) aos iniciantes a promoção de uma diversificação ainda maior do que a dos mais experientes;
2 - casos tenhamos ad eternum ativos-objetivo em que nunca tenhamos aportado e que, portanto, ocupam 0% da nossa carteira, o BS sempre mandará aportar neles. Assim, será diminuída a funcionalidade do BS de nos indicar os ativos que ficaram para trás, que nos dá uma possibilidade de aproveitamento das aparentes distorções de curto prazo no mercado;
3 - as taxas de corretagem estão cada vez menores.
Obrigado desde já.