Relato aqui minha experiência com criptomoedas/wallets/exchanges.
Trabalho no mercado financeiro, e por questões de conhecimento e curiosidade também, resolvi estudar e tentar entender um pouco mais sobre criptomoedas, como reserva de valor, meio de pagamentos ou o que quer que seja.
Abri conta nas maiores exchanges e debit cards/wallets do mundo (Kraken / Binance / CoinBase / Wirex / Nexo / Bitpay / Aximetria).
Não existe o tal do anonimato que os “Anarquistas” ou “Generation Z” tanto falam, todas as contas foram abertas enviando RG/CNH/Passaporte/Conta de Água/Luz e várias selfies, número de celular etc.
Depois de abrir as contas, tentei alimentar com dinheiro, enviar via swift/remessa on line ou com cartão de crédito internacional. NENHUMA aceitou!!
A única que funcionou foi a Binance, que me jogou para a parceira de cartões Wirex, onde consegui passar U$ 100, mas depois de uns 2 dias me avisaram que a compra de criptomoedas não foi compensada.
Resolvi então abrir conta no Mercado Bitcoin, enviar o dinheiro via TED, comprar Bitcoin e enviar para a única exchange que mantive no exterior (Binance). Funcionou, mas além de você perder um pouco no spread de compras entre as diversas exchanges, existem uma taxa de envio, de frações de bitcoin.
Próximo passo seria conseguir um Cartão de Débito de Bitcoin, resolvi então abrirconta na XAPO, que já teve cartão de débito VISA no Brasil e agora trabalha com ELO. Plataforma super amigável e APP show de bola. Consegui mandar dinheiro também via TED, eles têm conta nos 5 principais bancos aqui do Brasil, você consegue por boleto, ou comprar de outra pessoa também P2P.
Recebi o cartão de débito, saquei R$ 50 em um Banco 24 horas (paguei R$ 5,00 de taxa de saque) e consegui fazer uma compra no supermercado aqui em São Paulo.
Último passo, adquirir a tal Cold Wallet que pode armazenar U$ bilhões sem ser hackeada.
Comprei uma Ledger (Importada)
Preço R$ 229,00
Cabos extras R$ 66,00
IOF R$ 18,82
Imposto Importação R$ 185,09
Entrega Correios R$ 15,00
A Cold Wallet é interessante, mas é muita senha, senha de back up, senha disso e aquilo, frase de recuperação de 24 palavras, coisa de outro mundo!!
Pra quem investe em ações no exterior, envia dinheiro pela RO, cai no mesmo dia, compra stocks/reits no mesmo dia e fecha o HB, realmente, criptomoedas tem um LONGO caminho para ser alguma coisa!!
Eu como “funcionário” do mercado financeiro e por conhecimento, resolvi estudar e fazer todos esses testes, pois escutamos muito que você pode isso ou aquilo, ou que as criptomoedas vão revolucionar, eu precisava saber como seria se eu tivesse 1% ou 10% do meu patrimônio nesses ativos.
Como seria a liquidez? Como faço para usar em uma viagem de lazer, uma compra internacional/nacional, para comprar um imóvel (o que não é o meu caso).
Depois de tudo isso, eu acho interessante ter U$ 1 mil em BITCOIN (ou um pouco mais conforme o patrimônio for crescendo), que é a moeda que tem mais liquidez, mas não vejo razão nenhuma de ter as outras criptomoedas. Para mim, seria como ter U$ dólar físico em casa, você sabe que tem mas talvez nunca use, fora isso, não vejo muita funcionalidade atualmente, o que já foi bastante discutido aqui.
Caso tenha feito propaganda/marketing de alguma exchange ou digital wallet, ou o tópico for irrelevante, favor deletar.
Espero ter ajudado em algo.
Abs