Data original: 13/04/2020OBS: texto longo. Se não quiser ler tudo, vá para o resumo ao final.
Há muitos tópicos sobre isso aqui, falando que é furada, mas eu nunca vi números reais.
Bom...vou compartilhar o meu. Vou citar valores porque senão não tem como entender.
2015: adquiri uma cota CLASSIC PRATA (02 semanas por ano em média temporada) no GRAMADO PARKS HOTEL/WYNDHAM por R$ 22,9k. Dei uma entrada de 6k e financiei o restante em 4 anos (o prazo de término da obra do hotel).
final de 2017: conheci a bastter.com
março/2018: me organizei e quitei o financiamento, antecipando as parcelas faltantes. Ao final, paguei R$ 25,5k.
Eu tenho 03 opções para usufruir essas duas semanas (é engessado de domingo a domingo):
1 - gozar, de fato, com minha família
2 - colocar no pool de locação e receber parte do aluguel
3 - trocar por diárias em outra localidade, através da RCI (agência de viagens)
Por que eu comprei isso? Qual era meu pensamento na época?
a) eu sempre viajei muito. Então, eu achei que essa troca de diárias pela RCI pudesse ser interessante. Furada total. Tem que pagar várias taxas. E o esquema de 7 dias engessado de domingo-domingo é mt tosco. Eu nunca fico 7 dias em um lugar só, quando viajo.
b) valorização da cota para vender depois. Sardinhagem total. Eu era bem sardinha.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Janeiro/2019: obra pronta, iniciou-se o pagamento do condomínio no valor de R$ 189,89. Esse valor perdura até hoje. Por causa do covid-19, eles deram desconto de 30% no condomínio desse mês.
Coloquei à venda em uma imobiliária de Gramado-RS, que já comercializa essas cotas. Às vezes, aparece um interessado, mas eles sempre compram a cota de 4 semanas. A minha é de apenas duas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em 2019, o empreendimento começou a funcionar. Eu tinha duas semanas.
A 1a semana não podia ir para o pool de locação porque era a primeira. Como eu não pude viajar, eu perdi essa semana. A segunda semana foi colocada no pool de locação. A reserva era para outubro, o que estaria dentro do trimestre OUT+NOV+DEZ. assim, eu receberia no dia 25 do mês subsequente: janeiro.
Em 25/jan/2020, eu recebi R$ 1.028,00.
O meu apt/cota/semana não precisa ser alugado, propriamente dito. Vc recebe do mesmo jeito, pois toda a receita é reparticionada.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resumo:
Valor da Cota: R$ 22,9k
Valor pago c/ financimento: R$ 25,5k
Condomínio Mensal: R$ 189,89
Valor recebido pelo pool de locação referente a uma semana: R$ 1.028,00
Minha opinião final: para mim, não tem valor. Está à venda lá pelo preço que paguei, o que é R$ 14k abaixo do valor que se for comprar diretamente pelo hotel.
Enquanto não vende, vai ficar no pool de locação.
O esquema do RCI é furada. O contrato com eles durou 5 anos. Coisa que eu não sabia. Para renovar, tinha que pagar a renovação. Isso foi em fevereiro: claro que eu não renovei.
Se o covid permitir, em setembro eu irei para lá gozar de 1 semana.
Para os Zé Continhas de quanto deu de retorno sobre o investido, eu não me preocupo com isso, pois já decidi que não tem valor para mim. Quero apenas vender a cota.
Cada um tire suas próprias conclusões.