Vou tentar, sempre que passar por um problema mais prático, mais mundano, que eu resolvi usando programação, repassar a solução por aqui para o pessoal ver como pode ser útil aprender a programar mesmo sem querer usar a programação como fonte de renda.
O problema: no site da Covid eu tenho uma pasta com 27 arquivos que representam a malha geográfica de cada Unidade Federativa.
Mas no meio do desenvolvimento do site esses arquivos estavam com um "2" ao lado do nome:

Observem que cada nome de arquivo acima é o nome da UF mais o número 2 e a extensão do arquivo, o .json.
Eu poderia seguir o desenvolvimento do site usando esses nomes de arquivos mas decidi retirar esse dois de todos os arquivos.
Eu poderia clicar de um em um, escolher "renomear" e digitar o nome correto, sem o algarismo '2'.
Isso me levaria alguns minutos. Não cheguei a fazer de forma manual e contar o tempo mas levaria um tempo considerável.
Então decidi renomear esses nomes programando.
Abri o terminal na janela, da mesma forma que estamos vendo no curso de Python, e abri o console do Python:
> python
Python 3.8.2 (default, Apr 8 2020, 14:31:25)
[GCC 9.3.0] on linux
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>
Tem uma biblioteca padrão do Python chamada "os" que representa o sistema operacional, e com ela podemos fazer operações no Python tal qual faríamos usando nosso sistema operacional, e, dentre elas, a operação de renomear arquivos.
Então, vamos importar a lib "os":
>>> import os
A lib "os" tem duas funções que iremos usar hoje. Uma delas é a listdir e a outra delas é a rename. A primeira lista tudo que existe dentro de um diretório, encapsulando isso em uma lista, e a segunda, como o nome diz, renomeia alguma coisa.
Vamos encapsular os arquivos .json em uma lista usando a listdir:
>>> files = os.listdir('.')
>>> files
['AC2.json', 'AL2.json', 'AM2.json', 'AP2.json', 'BA2.json', 'CE2.json', 'DF2.json', 'ES2.json', 'GO2.json', 'MA2.json', 'MG2.json', 'MS2.json', 'MT2.json', 'PA2.json', 'PB2.json', 'PE2.json', 'PI2.json', 'PR2.json', 'RJ2.json', 'RN2.json', 'RO2.json', 'RR2.json', 'RS2.json', 'SC2.json', 'SE2.json', 'SP2.json', 'TO2.json']
A função listdir recebe como argumento o path, o diretório, onde queremos pegar os arquivos. Se eu digitar somente um ponto, eu me refiro ao diretório no qual estou, o diretório onde eu abri o terminal.
Chamando a variável "files", variável que eu atribuí o resultado do retorno da função listdir, vemos os nomes dos arquivos.
Agora, basta eu iterar sobre cada arquivo desse e renomear usando a função rename.
Mas como eu vou renomear cada arquivo?
Eu preciso realizar um split em cada arquivo, que me retorna uma lista de strings separadas por um breakpoint que eu escolher. O breakpoint vai ser o ponto final, que indica a extensão do arquivo:
>>> files[0]
'AC2.json'
>>> files[0].split('.')
['AC2', 'json']
Então eu vou pegar o primeiro item dessa lista, que é o nome do arquivo mesmo, criar um novo arquivo a partir desse nome e retirar o número 2. Para retirar o número 2 vou usar a função do Python replace:
>>> files[0].split('.')[0]
'AC2'
>>> files[0].split('.')[0].replace('2', '')
'AC'
Fiz um replace da string '2' por uma string vazia e deu certo.
E é isso que vamos fazer. Vamos iterar sobre cada arquivo e renomear cada um deles dessa forma, usando f-strings:
>>> for file in files:
... os.rename(file, f"{file.split('.')[0]}.json".replace('2', ''))
...
Agora, se olharmos nossa pasta:

E tudo isso foi feito, ao rodar o comando, em muito menos de um segundo.
Podemos ver o resultado disso no terminal também, só chamar a função listdir novamente:
>>> files = os.listdir('.')
>>> files
['AC.json', 'AL.json', 'AM.json', 'AP.json', 'BA.json', 'CE.json', 'DF.json', 'ES.json', 'GO.json', 'MA.json', 'MG.json', 'MS.json', 'MT.json', 'PA.json', 'PB.json', 'PE.json', 'PI.json', 'PR.json', 'RJ.json', 'RN.json', 'RO.json', 'RR.json', 'RS.json', 'SC.json', 'SE.json', 'SP.json', 'TO.json']
Dessa forma, poupei um trabalho de alguns minutos e o fiz em poucos segundos, contando o tempo de digitar o código.
Enfim, a intenção do tópico foi mostrar como pode ser útil aprender a programar mesmo sem querer se tornar um programador profissional. E o conhecimento para fazer uma tarefa dessas que eu fiz de renomear alguns arquivos está longe de ser um conhecimento alto.