Sou novato no mundo dos investimentos - por volta de 2 anos -, por muita sorte conheci a bastter e aderi à filosofia e ao BS.
Entres os principais conceitos que sigo: a diversificação, os aportes "pequenos" e investir em ativos de valor.
MAS, com a devida ironia da conjunção, apesar de seguir esses e outros conceitos aqui ensinados, ao fazer o meu IR ficou claro que a sardinhagem - de pequeno grau ou parcial - ocorreu.
E é triste constatar que mesmo estudando a filosofia, infelizmente, aparece aquele voz na nossa cabeça: ah, MAS fazer só isso não é problema.
A "sorte" foi que sardinhei, parcialmente, seguindo a filosofia, explico: uma determinada ação que já estava na minha carteira despencou a cotação, e no momento de fazer o aporte do mês dei preferência a esta ação por conta do preço que havia caído. No outro mês, a mesma ação caiu mais um pouco, e com a mentalidade de um sardinha acabei aportando novamente nela.
Moral da história: mesmo estudando e seguindo o fórum, quando mesmo imaginamos aquela voz na nossa cabeça pode aparecer, por sorte, o método aqui ensinado de compra de ações acabou me ajudando, pois não aportei nenhum valor excedente do qual aportaria mensalmente. E cada vez mais entendo como é difícil não olhar cotação e seguir o BS na risca.
Moral da história 2: Espero ter aprendido com o erro, e finalmente ter absorvido o conceito de não olhar cotação e seguir o BS à risca e, consequentemente, ignorar a eventual voz da sardinhagem.
Um abraço a todos.