Falei com uma corretora em que abri conta recentemente para saber sobre segurança e se tem como eu verificar minhas ações e o que recebi foi a seguinte resposta da qual gostaria de saber se procede isso de que basicamente não dá para ter ações nos EUA sem ser em street name. Eu pedi a eles se tinha algum site como o CEI daqui onde a gente pode verificar as coisas. Adicionalmente também to meio inseguro pq vi o nome da empresa lá em todas reguladoras americanas e tal, mas nenhum deles diz qual o site da empresa, como sei se esse site que to é mesmo de uma empresa cadastrada nas entidades reguladoras? Adicionalmente vocês podem indicar boas corretoras pra se iniciar a investir nos EUA com pouca burocracia e pouco dinheiro? Vi aqui que falaram da passfolio.
Eu - Existe algum serviço estilo o CEI do Brasil onde eu possa verificar a titularidade de minhas ações?
"Infelizmente não, o CEI é possível no Brasil por existe apenas uma bolsa consolidada. Nos Estados Unidos existem diversas.
Aqui os ativos estão em Street Name.
Street name trata-se de um termo para quando uma conta de corretagem mantém títulos e ativos de um cliente sob o nome da corretora, em vez do nome do indivíduo que é o proprietário legal de um título.
Embora o nome em um certificado não seja o do indivíduo, ele ainda está listado como o proprietário real e beneficiário e tem os direitos associados ao ativo.
Em quase todos os casos, quando você compra ou vende valores mobiliários em uma corretora Americana, seu nome não está realmente no certificado de ações ou títulos. O nome que aparece no certificado é o da corretora, e isso é chamado nos EUA como "street name".
Desta forma, sempre que um cliente precisa comprar ou vender ações, a corretora é prontamente capaz de alocar uma parte de seu estoque, conforme necessário.
Eu - quem faz a custódia dos ativos?
A nossa custodiante é a DriveWealth LLC
Eu - o que acontece se a corretora falir?
Em praticamente todos os casos, quando uma corretora deixa de operar, os ativos dos clientes são seguros e normalmente são transferidos de forma ordenada para outra corretora registrada. Múltiplas camadas de proteção asseguram os ativos dos investidores. Por exemplo, as corretoras registradas devem manter seus clientes com títulos e dinheiro separados dos seus próprios para que, mesmo que uma empresa falhe, os ativos de seus clientes estejam seguros. Também é exigido que as corretoras cumpram exigências líquidas mínimas de capital para reduzir a probabilidade de insolvência e sejam membros da Corporação de Proteção ao Investidor em Valores Mobiliários (SIPC), que protege contas de títulos de clientes de até US$ 500.000 sendo o máximo de US$250.000 em dinheiro. A proteção do SIPC entra em ação nos casos raros de falha grave em que os ativos do cliente estão ausentes devido a roubo ou fraude.