OBS: ESTUDO EM ANDAMENTO, VALIDAÇÃO DOS DADOS EM ANDAMENTO, PODEM HAVER ERROS E OS RESULTADOS FINAIS PODEM SE ALTERAR SIGNIFICATIVAMENTE
Vamos pegar 500 macacos em 2012.
Cada um deles escolhe aleatoriamente 20 ações brasileiras, compra e nunca mais vende.
Resultado: 95,8% dos macacos bateu o IBOV (macacos coloridos, ibov em preto):
Não foi feito nenhum filtro de qualidade das empresas.
Eu não sou o criador original desse insight e nem fiz o código, é em python e foi postado no reddit pelo usuário u/STV19 inspirado pelo canal Código Quant - Finanças Quantitativas.
Eu parti desse código que ele postou, em ambiente de execução do google (bem bacana, não conhecia):
https://colab.research.google.com/drive/1mNdXXblSjI2G8UOYx4KMAHPLPLLaMS87E apenas fiz uma cópia disso, mudei as datas para 2012 e o número de macacos para 500 e rodei. Tentei desde 2000, que é a data mais longe que o yahoo tem cotações, mas não funcionou, nem 2010, nem 2011, rodou em 2012 (a ver por que depois).
Tópico original no reddit, fonte do insight:
The little monkey that beats the Ibovespa : investimentosIsso é um resultado BEM PRELIMINAR. Seria legal conseguir uma biblioteca de cotações e testar para empresas desde 1995 ou até antes se tiver biblioteca confiável de cotações ajustadas convertidas pra real, considerando população de empresas com lucro (pode ser 1 ano que seja), buy and hold de lá pra cá.
Os "profissionais do mercado" devidamente evangelizados no modelo CAPM vão falar que o ganho é por "beta" e não "alpha". Para o holder é dinheiro no bolso igual, não faz nenhuma diferença de onde veio, ficar controlando volatilidade é coisa pra fundos.
Antes que me esqueça:
IBOV = NADA
E esse insight apenas reforça isso.