Finalmente tive um tempo para poder trabalhar nessa pesquisa. A pandemia cobrou sua parte e tenho tido dificuldade de fazer algo além do próprio trabalho universitário.
Respondendo a um tópico anterior do @celtiberian, resolvi pegar dados mais confiáveis - não do yahoo finance - para testar a hipótese de quão fácil é obter retornos acima do ibovespa e da inflação.
Os resultados abaixo são resultado de um exercício de simulação de carteiras onde:
- prazo de investimento
- ano de entrada
- número de ações
são escolhidas aleatoriamente, em uma estratégia de alocação ingênua (1/n), sem qualquer rebalanceamento.
Os gráficos abaixo mostram a probabilidade de 1) bater a inflação e 2) bater o ibovespa em função de tempo de investimento e número de ações investidas.
Algumas considerações:
- Dados de preços ajustados (provents, splits, etc) são do Economática -- uma fonte confiável -- porém não posso compartilhar pois não fui eu que coletei e tenho minhas dúvidas se isso é permitido pela empresa;
- Código em R e pode ser compatilhado caso alguém tiver interesse;
- Empresas falidas e OPAs fazem parte dos dados. Os caso de OPAs (open purchase agreement) são ignorados nos dados por falta de dados, e assume-se equivalente a uma falência, ou seja, os resultados reais poderiam ser melhores. No caso de falência, o investidor perde tudo que foi investido na ação falida.
Principais resultados:
1) investir por por um ano e em poucas ações é quase jogatina, perto de 50% de chances de bater ibovespa ou inflação
2) O resultado de probabilidades aumenta significativamente com o número de ações. Até mesmo para investimentos que duram apenas 1 ano, com 30 ativos é possível chegar a 80,8% de chance de bater o ibovespa e 67,8% de chances de bater a inflação
3) Como esperado, quanto maior o prazo de investimento, melhores as chances de bater ibovespa.
4) Surpreendentemente, quanto maior o número de ativos, melhores as chances de bater ibovespa. A explicação é a assimetria de retornos: uma ação pode ir a 0 ou infinito. As empresas que dão certo facilmente carregam as empresa que faliram no portfolio. Quanto mais empresas na carteira, maiores a chances de pegar uma tenbagger.
Conclusão:
- Invista em mais empresas e por mais tempo
DISCLAIMER: O código é complexo, feito em um dia, não foi revisado e pode ter algum bug. Obviamente não espero nenhum bug sério, mas minha experiência me diz que isso acontece com código novo independente do tempo e atenção dispendido.