Data original: 08/09/2020
Trabalho há quase 20 anos em uma profissão que a meu ver está com os dias contados, já tive equipe de cinco pessoas, mas o fluxo foi diminuindo e hoje atuo sozinho.
Ainda tenho clientes e uma renda razoável para viver. Porém diariamente sou atormentado com a possibilidade de dormir e acordar no dia seguinte sem serviço = sem renda.
Há três anos comecei a investir. Entendo que a longo prazo eu vá conseguir uma renda complementar, porém não quero me sentir pressionado a depender dessa renda no curto prazo. Até porque isso não seria viável.
Penso em mudar de área, buscar uma nova profissão, mas não tenho formação. Sempre trabalhei desde novo e não cheguei a fazer curso/faculdade. Todo o meu conhecimento foi aprendido na prática desde os 15 anos trabalhando na área.
Me sinto bastante perdido com o que fazer e até temeroso de estragar o meu casamento, já que a minha esposa reclama que a fico mais econômico a cada dia. Na verdade a cada dia eu fico com mais medo de terminar sem renda e acabo economizando ao máximo.
Alguém teria uma ideia sobre um caminho possível para um sujeito sem formação nenhuma?
Tenho um patrimônio investido que me dá um retorno de aproximadamente 12k a.a. Penso em abrir um outro negócio, talvez uma franquia...
Não sei se estou sofrendo antecipadamente e querendo prever o ORUTUF. Mas sinto que as coisas estão ficando a cada dia mais tecnológicas e a minha profissão ficou no passado.
Mas com esposa e filhos, não posso arriscar muito também.