A primeira vez que ouvi falar do Bastter achei que ele era algum tipo de trader e não fui atrás nem pesquisei nada.
Mas quando eu reclamei sobre a Cielo em um vídeo do YouTube, eu acho, alguém escreveu que o "o Bastter fala que é pra sair do ativo".
Então cheguei ao site. Não tinha reserva de emergência, tinha consignado (vinha pagando mas ficava com dó), tinha ações, FII's, ouro, dólar, cripto, título de capitalização, previdência complementar da empresa pública em que trabalho, onde eu contribuo com 7,5% e eles entram com igual valor.
Li muitas coisas, mas há tanto a aprender, e eu por ser muito impulsivo e estar totalmente perdido, fui tomando decisões sem pensar muito e dar tempo aos resultados, aproveitando um mês "gordo", recebendo FGTS emergencial, FGTS do aniversário, férias, 13° terceiro, venda de 10 dias de férias e fora isso, despesas controladas e dispondo de 40% do salário, parte pra Investimentos e parte para dívidas.
Resultados até o momento:
1) reserva de emergência inicial de 3 meses das despesas fixas.
2) Quitação do consignado, que terminaria em janeiro de 2024. Como disse, já vinha comprando tempo, termo que aprendi aqui, então só forcei um pouco pra acabar com isso.
3) Comecei a comprar IPCA 2026 pra comprar um carro, e 2045 pro orotuf. Tenho muita dificuldade com longo prazo.
4) vendi dois ativos que não sei se perderam valor ou nunca tiveram, e assumi os prejuízos. Eu ia esperar empatar.
5) sai de muitas empresas boas quando esticaram na valorização porque eu achava que isso ajudava a dar um up no capital.
6) tenho uma carteira com empresas que não sei porque tenho. Um misto de escolha própria, rankings, carteiras recomendadas, dicas quentes, etc.
7) tenho título de capitalização mas com a ideia de que, como gosto de jogar na loteria, considerei o título como uma loteria reembolsável. Ao fim do período, pego meu dinheiro de volta.
8) reduzi minha previdência pra 1%. Veio a calhar porque só pode fazer isso no mês do aniversário, e esse é meu mês.
9) entrei na modinha de comprar ações no exterior, comprei uma de cada que eu queira e meia ação da Tesla.
10) voltei a correr, estou fazendo um curso de eletricista, melhorando o inglês e lendo o dobro do que lia normalmente.
Além disso, tentando incentivar meu filho de 21 anos a investir e ajudar minha companheira (1 ano e 3 meses de namoro) a acertar suas finanças.
Ainda luto um pouco com a ansiedade de ver as coisas acontecendo, mas estou em busca da #pas.
The race is long, and in the end, it's only with yourself