Sempre falam aqui das desvantagens do mercado fracionário de stocks.
Adicionando mais uma complicação: transformar uma fração de stock em 1 stock. Tentei fazer exercício hoje.
Ganhei de brinde da Passfolio uma fração de TESLA em 10 de Junho equivalente a USD 5 e finalmente a TESLA aparece na minha lista de aportes, provavelmente porque teve uma subdivisão recente e agora cabe no meu bolso. Enfim, tentei comprar HOJE a fração que faltava pra 1:
Como se vê abaixo, eu tinha 0.00540669 que foi o brinde na época. Coloquei na calculadora a compra de 1-brinde, que deu 0.99459331.
Dei a ordem de compra, a preço de mercado, dessa fração e eis que, pra minha surpresa, terminei com 1.02162676. Mais estranho ainda, o average cost da stock é menor do que eu paguei pela fração.
Matemática nunca foi meu forte, mas alguém sabe me explicar a besteira que fiz? Até agora não entendi porque não tenho 1 TESLA com a operação que fiz.

Só pra reforçar: nunca comprei e nunca prentendi comprar no fracionário, mas como ganhei de presente da Passfolio aquela fração, tentei completá-la. Vejo agora que talvez tivesse sido mais fácil vender aquela fração e ter comprado normalmente...
Estou me sentido este selo do Pai Naldo.

Só é rolo se você não sabe o que está fazendo Origem do Selo