Pessoal, gostaria de desabafar sobre uma questão familiar.
Minha família antigamente era bem sensata com dinheiro, não tinham dividas, se orgulhavam de pagar tudo a vista, etc. Só que de uns anos para cá, a coisa degringolou de uma maneira inacreditável. Meu tio ficou viciado em beber Herbalife. Estou falando sério, ele tá viciado nesse troço! Quase todo salário dele vai nisso, e com o tempo começou a faltar dinheiro para os gastos normais e ele foi pegando empréstimos... No plural... Tá todo enrolado com dívida de cartão de crédito, cheque especial, e empréstimos do banco. A gente pergunta o que ele fez com tanto dinheiro e ele só diz que foi gastando, que o Herbalife tá muito caro, e não sei o que ..
Já tentei falar para ele se controlar nisso de Herbalife, mas não adianta. Teve um conhecido que conversou com ele dizendo que Herbalife faz mal e ele devia diminuir o consumo disso. Meu tio ficou irritado e deixou de falar com ele. Ele defende o Herbalife com unhas e dentes, diz que faz bem a sua saúde, que se sente bem tomando, por isso precisa tomar sempre. Quem discorda dele dá briga. Ele anda muito irritado ultimamente, aliás, briga com todos da família.
Minha avó deu a ele toda a reserva que tinha (não era muito mas era uma grana considerável) para ele abater um pouco o valor das dividas, mas não adiantou. Os juros das dívidas só crescem e crescem...
Eu tento ajudar como posso, não deixo que lhes faltem comida e essas coisas, porém ontem minha avó veio me dizer que ele estava ficando desesperado pela falta de dinheiro, e ficando deprimido, sem comer direito, etc, e que ela tava ficando preocupada. Então me pediu para pagar um dos empréstimos dele. A quantia equivale a uns 20% do meu patrimônio, o que seria 1 ano de economias mais ou menos. Ele disse a ela que se eu pagar esse valor ele nunca mais pegará empréstimos.
Estou em dúvida se devo ou não pagar isso. Penso que é como jogar dinheiro num saco sem fundo, todo dinheiro que para na mão dele evapora. Mesmo pagando um dos empréstimos e ele prometendo não pegar mais, tenho certeza que ele vai acabar pegando outros depois.
Enfim, não sei o que fazer... Tô bem triste com a situação.
O que vocês fariam?