Esse foi meu diagnóstico semana passada, renderam 90 dias de afastamento + medicação + atividade física + qualquer coisa que gere satisfação e prazer. Estamos em tratamento
Criei o tópico pois recordo de alguns tópicos aqui podem remeter a esse problema.
Sou professor no Instituo Federal (ensino médio e superior). Desde fevereiro, antes da pandemia, sentia periodicamente sensação de falta de ar, relacionado a angústia/ansiedade. Um mês após fechamento das escolas, a minha determinou como seria dado continuidade nas atividades, o modo EAD. Fiquei empolgado em trabalhar novas ferramentas e novas formas ensinar, mas fiquei de abril até setembro para conseguir dar início aos conteúdos.
Notadamente já não conseguia mais desenvolver meus trabalhos, caracterizado um estado já grave na síndrome. Procurei o médico somente agora, fim de dezembro. Queria resolver sozinho, já que era só fazer o que tinha que ser feito. Acontece que a paralisia mental, procrastinação (características) não consegui (e não ia mesmo).
Antes disso acontecer, recordo da insatisfação pessoal com o trabalho realizado, geralmente não estava satisfeito com a aula dada e saia da sala com o peso do dever mal cumprido (característico da síndrome).
Pensava em plano B há alguns anos (característicos da síndrome - insatisfação). Quando o trabalho é ótimo, digno e bem remunerado (servidor federal, com doutorado).
Enfim, nem sempre dá para resolver as coisas sozinho. Não estar bem por longo período não é normal e compartilhar com pessoas de confiança ou (sem preconceito) um profissional psicólogo ou psiquiatra pode fazer toda a diferença.