Data original: 07/12/2020
Estamos fazendo um esforço enorme para ajudar quem deseja praticar esportes e se alimentar melhor
NÃO ESTAMOS ATRÁS DA PERFEIÇAO ATÉ MESMO PORQUE ELA NAO EXISTE E TODA SUPOSTA PERFEIÇÃO EM ESPORTES E ESPECIALMENTE ALIMENTAÇÃO = BULLSHIT
Trouxemos o Mauro que está fazendo já há um bom tempo um trabalho espetacular e a Luciana para a nutrição. Ambos são muito mais ponderados do que eu e trazem sua experiência e uma abordagem de ajudar as pessoas a melhorar e não da busca da perfeição que não existe.
Os dois e eu também trabalhamos com esportes, emagrecimento, etc. e aprendemos que o que importa se o ser humano. Mesmo que existisse o esporte perfeito, a forma perfeita de se alimentar, que não existe, o problema ainda estaria em conseguir que o ser humano faça esportes e se alimente melhor. Se descobrirem a forma perfeita de se alimentar não vai mudar uma virgula o grande problema atual da humanidade que é a obesidade. Todos sabemos o que não devemos comer, o problema é colocar em prática. A luta é muito mais de conseguir estratégias para que as pessoas melhorem dentro do óbvio do que este bullshit que tentam trazer para cá de melhor forma de se alimentar.
Além do mais cada ser humano é um indivíduo então isso deu certo comigo (que na maior parte das vezes a pessoa nem sabe se deu certo porque não se passaram 5 anos ainda) é uma afirmação totalmente inútil. O que dá certo com você se é que deu mesmo, raramente vai dar certo com outro. As pessoas são totalmente diferentes e tem vidas totalmente diferentes. O que estamos trabalhando aqui é para que dentro do óbvio tentar ajudar as pessoas a melhorarem dentro da realidade de cada um. Praticar mais esportes, diminui a ingesta de industrializados, de porcarias. Comer mais frutas, legumes, verduras. As coisas óbvias que não precisa discussão. Se fizer isso já tá excelente porque a maioria não vai conseguir isso de forma consistente através dos anos, especialmente os que fazem dietas radicais e seguem sites de médicos celebridades picaretas com as supostas dietas perfeitas. Já conhecemos esta história em que 99% fica no efeito ioiô fazendo maluquices por um tempo e depois chutando o balde e no longo prazo não muda hábito nenhum.
A grande luta não é descobrir a dieta perfeita, o esporte perfeito, essa é a luta do bullshit para dominar as pessoas e ganhar dinheiro em cima delas. A grande luta é mudar hábitos permanentemente no ser humano em cima do óbvio. Mais esporte. Deixar de comer uma porcaria óbvia, tipo refrigerante, X-Tudo, Biscoitos industrializados, ultra processados, e substituir por algo saudável como frutas, legumes, verduras, carnes magras se come carne, etc. Se fizer uma pequena mudança permanente já é uma vitória enorme. Se seguir um picareta da perfeição e mudar tudo de uma vez, 99% das vezes vai ser um tempo e depois chutar o balde e ficar pior. E o 1% de exceção não estamos interessados.
Portanto fica fora da área de saúde:
- Melhor forma de se alimentar é essa
- Gorduras são melhores, CHs são melhores, PTNs são melhores
- Sites de médicos celebridades picaretas
- Um artigo e ai conclui tudo em cima de um único artigo normalmente de locais que não são dos que tem realmente expressão cientifica
- Aconteceu comigo = exemplo pessoal de umbigo que não quer dizer nada
- Transformar forma de se alimentar em time de futebol ou religião
- Forma de se alimentar que cura câncer e sei lá mais o que - porra essa é de uma falta de tudo, se isso fosse verdade porque ainda tem câncer no mundo? Já sei para a indústria sei lá o que, que é a fonte de muitos bullshits.
- A indústria sei lá o que...
- Se não entende pergunta, não saia escrevendo qualquer besteira e afirmando coisas sobre o que não entende
Compreendam e quem trabalhar com isso vai entender que nunca foi sobre a melhor forma de se alimentar que nem existe, mas sempre foi sobre conseguir que o ser humano mude hábitos o que é dificílimo. E todo pessoal que está achando que descobriu a fórmula mágica depois de alguns meses torço por você mas sinto te dizer que qualquer mudança no seu corpo, especialmente emagrecimento só vale depois de 5 anos.
Já tive em minha mãos uma pesquisa que infelizmente não estou achando mais de uma grande universidade Inglesa. Eles estudaram 20 mil pessoas e acompanharam por anos. Todas fizeram diversos tipos de dietas e todas perderam MUITOS quilos e quilos e quilos. No fim de 20 anos apenas 2% haviam emagrecido, um numero pequeno tipo 5% mantinha o peso e todo o resto tinha engordado através dos anos a despeito de fazerem todos os tipos de dietas que surgiram no período.
Não é sobre esta ou aquela dieta, isso tanto faz. É sobre dentro do óbvio conseguir pequenas mudanças permanentes que mudem os hábitos dos seres humanos. Tem uma turma aqui, eu incluído, desenvolvendo estratégias para comer menos doces. Todos sabemos que devemos comer menos doces. Não tem mistério nenhum nisso, é o óbvio. A dificuldade é conseguir. É essa a luta e não o bullshit da forma ideal de se alimentar, deixem isso fora da Bastter.com, fiquem lá sendo enganados nos sites de médicos celebridades que mostram um artigo que nem leram e te convencem de qualquer coisa. Aliás na maior parte das vezes que postam artigos aqui para corroborar bullshit o artigo diz outra coisa. As pessoas nem leem os artigos que os picaretas usam para convencê-las. Basta ter um título conveniente.
Portanto não insistam com bullshit na Área de Saúde e Esportes. Não vai rolar assim como não rola na de investimentos. Se você acha que descobriu uma forma fantástica de se alimentar ao invés de ficar tentando convencer os outros como se fosse religião, coloque todo o foco em praticar esportes e conseguir mudanças permanentes porque você tem 99% de chance de não mudar permanentemente. Tá perdendo tempo e esforço tentando convencer os outros quando você está num risco enorme. E se já passaram muitos anos e você é dos raros que deu certo parabéns, fico muito feliz, não importa como tenha sido mas não quer dizer que vai dar certo para os outros.