O @mille pediu para colocar esta discussão no site e ver a opinião do pessoal pois bem vamos tentar discutir sem histerismos e sem burrices. Palhaçada pode

As ponderações:
1 - Nenhuma empresa deve fazer diferença na sua carteira, isso não mudou então por este lado IPOs poderiam continuar sendo ignoradas
2 - Em media o historico de IPOs é bem pior do que da media das empresas que estão há mais tempo na Bolsa como pode ser visto nos graficos do FAQ
Ações > FAQ > IPO ou Oferta Pública InicialE tem grafico dos EUA em que supostamente teriam empresas melhores mas mesmo la a media eh pior
3 - Considerando que a média das IPOs é pior e que não temos capacidade de acertar incluir IPOs estaria somente prejudicando a media geral de nossa carteira
As ponderações do outro lado:
1 - Nunca houveram tantas IPOs na Bolsa do Brasil e algumas parecem ter lucros
2 - É dificil diversificar em empresas boas no brasil porque não são muitas empresas boas
3 - Como as empresas entregam os balanços desde 2017, uns 3 anos ate 2023 já teria uns 6 anos de balanços.
O argumento do mille é que poderiamos começar a olhar depois de uns 3 anos ao inves de 5
O problema:
- Voces TODOS são imbecis e não conseguem escolher uma IPO de 3 anos, colocar um % pequeno e ir analisando ano a ano e se a empresa for boa mesmo aumentar o % e fazer isso com umas tres empresas ou cinco empresas que realmente tem lucros consistentes depois de 3 anos de IPO e 6 anos de balanços.
- Voces TODOS são imbecis e só sabem fazer assim: Pegar todo dinheiro que tem, pegar emprestimo, vender o AP, vender outras ações, colocar o rabo no penhor, escolher uma q vai bombar e colocar tudo nela no dia do IPO
Porque se analisar com calma, se fizessem da primeira forma não seria um grande problema mesmo sendo IPOs. As vezes temos de ser muito rigidos aqui, mais do que gostariamos devido a imbecilidade generalizada de vcs e a falta de bom senso.
Pois bem, discussão colocada.
Os histericos defensores da Cleiton como se fosse religiao, saiba que ela muda. Não precisa vir soltar a franga. Não é religião. E ela muda assim, com a comunidade discutindo e evoluindo.
Eu continuo achando que devemos ignorar IPOs até 5 anos no mínimo mas é na discordância e na discussão que evoluimos. Se este site so fizesse o que eu acho e se a Cleiton fosse baseada no que eu achava ha 15 anos atras e só, o site já estava fechado.