Bom dia pessoal!
Acompanho o site esporadicamente já faz alguns anos, e com certeza já pude tirar muitos ensinamentos daqui. No entanto, encontro-me ultimamente com um problema que tem tirado minha paz completamente.
Em 2017 resolvi aportar um pouco do meu patrimônio em criptomoedas. A intenção inicial era comprar e esquecer, mas com a volatilidade inerente a esse mercado e as correções bruscas no preço dos ativos, acabei resolvendo fazer um curso de análise gráfica e comecei a operar. Não no day trade, não ficava o dia todo na frente da tela do computador, mas acompanhava as notícias e alguns sites "especializados" (alguns pagos, inclusive), e seguia algumas calls, que funcionaram durante algum tempo.
No começo de 2020, com as notícias sobre a pandemia, coloquei um stop que, inicialmente, me salvou do crash nas criptomoedas. Acabei recomprando bem perto do fundo, dobrando a quantidade de bitcoins que tinha no início, e tinha decidido que a partir de então ia esquecer as cotações e para de operar. No entanto, uma mísera operação acabou com meu planejamento. Acabei sendo ganancioso, tomei um stop, esperei o preço cair um pouco mais para recomprar melhor e deu tudo errado. Até hoje fiquei totalmente fora do mercado e perdi toda essa alta de mais de 1000% que o mercado apresentou desde então. Isso está me consumindo muito, não perdi dinheiro importante para a família nem nada do tipo, mas deixei de ganhar bastante e, principalmente, perdi minha paz. Me pego todo dia analisando as cotações do BTC, na esperança de uma correção profunda para reentrar, ou considerando a possibilidade de entrar mesmo com os preços nas alturas para não perder o resto da alta, enfim, acredito que estou precisando levar umas voadoras de pessoas que já passaram por situações parecidas para me conformar. Mas o fato é que realmente as últimas semanas tem sido uma luta diária contra o esse vício e uma frustração constante, esse medo de perder a oportunidade (FOMO) e ao mesmo tempo medo de entrar nas alturas e levar uma correção que destrua o dinheiro que eu tenho dentro da corretora. Gostaria de saber como aqueles que já tiveram problemas com isso deixaram a situação para trás. Acredito que o primeiro passo seria tirar toda a grana da corretora, apagar os aplicativos, sair dos grupos de discussão, e tentar parar de olhar as cotações, certo? Fico aberto a dicas, conselhos e voadoras, realmente preciso encontra uma solução para esse problema que tem me consumido muito. Abraços!