Oi, pessoal!
Primeiramente gostaria de agradecer ao Bastter por montar essa comunidade incrível e que anda me ajudando muito e que tenho certeza que já ajudou centenas de milhares de outras pessoas.
Também queria parabenizar a comunidade por manter o site livre de Buchetti, por compartilharem seu valioso conhecimento com os outros usuários, e pelo ambiente descontraído. Passo horas lendo os tópicos aqui e mesmo em assuntos sérios acabo chorando de rir com alguns comentários. Obrigado!
Então, eu estou criando esse tópico porque me vi numa situação que acho que seria interessante ouvir outros pontos de vista e também pessoas que já passaram pelo mesmo problema (ou que vão passar no ORUTUF e já tem alguma solução).
Eu venho acompanhando o site e estudando sobre investimentos no geral desde o ano passado, já montei minha reserva de emergência mas ainda não comecei os aportes.
Esse ano eu resolvi voltar a estudar com afinco para começar, mas enquanto lia alguns tópicos me toquei de um problema que eu poderia ter no ORUTUF.
Eu trabalho na área de tecnologia e tenho um emprego com um salário bom se considerar que eu ainda sou bem novo (23 anos). Já estou numa das maiores empresas do Brasil e não tem muito pra onde subir depois disso, pois essa área é meio embrionária no país e as "grandes oportunidades" estão em empresas fora daqui.
A área em que eu atuo é muito conhecida por termos de trocar de empresas de vez em quando lá fora, por conta de alguns trabalhos serem por contratos, empresas fecharem com certa constância e etc. Já conheci profissionais que mudaram de país algumas vezes num espaço de poucos anos.
Sempre tive em mente que isso fosse acontecer comigo também, mas nunca tinha chegado a pensar o que aconteceria com meus investimentos e com meu patrimônio caso passasse pela mesma situação.
Pois bem, quando percebi que isso poderia ser um problema eu fui ler e pesquisar sobre isso aqui no site e em outros lugares também.
Provavelmente já li todos os tópicos aqui do site sobre o assunto de sair do país, acho que nenhum deles fala exatamente sobre a minha situação ou dá uma solução, mas já sei de todos aqueles problemas de ser considerado não-residente depois de 12 meses, ter conta bloqueada, problemas do preço de contas para não-residentes, o problema de continuar a aportar sem dar mesbla com a receita, problemas de imposto com países que não tem o acordo de bi-tributação, ter de vender as ações, problema de não poder manter um investimento no tesouro. Enfim, problemas e mais problemas.
Lendo tudo isso eu simplesmente travei e não faço ideia do que fazer com meus investimentos agora, pois se sei que em algum momento pode dar esse tanto de problema, talvez seria sábio nem começar, né?
Fiquei meio triste com tudo isso porque estava realmente entusiasmado em começar a investir aqui e botar em prática o que eu aprendi.
Fui então em busca de soluções e comecei a pesquisar sobre, tentando olhar de outra forma e elencando pontos positivos e negativos de sair do país.
Os pontos positivos são as maiores oportunidades, melhor qualidade de vida, melhores salários, maior poder de compra do dinheiro, maior segurança, e mesmo estando lá fora eu consigo investir nas empresas lá de fora sem problema.
Os pontos negativos seriam não poder começar a investir agora aqui por medo de dar mesbla no ORUTUF, não poder investir no nosso país que tem um dos maiores juros do planeta na renda fixa e não conseguir investir em ações (sem considerar ADR) sendo não-residente, dificuldade e talvez falta de #PAS pra administrar o patrimônio mudando de país e endereço fiscal o tempo todo (li bastante sobre contas offshore e saving accounts de bancão pra expats, mas é tudo ainda meio confuso pra mim, vocês podem me dizer melhor caso tenham mais informações se é uma boa ideia).
Depois de perceber esse tanto de rolo eu comecei a pensar que talvez outra solução é só continuar morando aqui mas trabalhando remoto para empresas de fora, já que com a COVID diversas empresas estão mais abertas a esse tipo de contrato, além do câmbio que pode dar uma tunada no patrimônio de forma considerável.
Mas também fiquei pensando se não seria negativo largar mão de uma melhor qualidade de vida, ter mais opções e oportunidades de trabalho, maior sentimento de segurança e outras facilidades por conta disso.
Enfim, estou meio perdido, o texto ficou enorme e quase como um desabafo, mas eu queria colocar pra fora e ver se eu estou errado em ter todas essas preocupações.
Sei que essas decisões sou eu que tenho que tomar, só queria ver outros pontos de vista de quem tem mais experiência para eu poder tomar essas decisões de forma consciente também.
Vi umas 2 ou 3 pessoas nesses outros tópicos sobre sair do país que tinham investimentos aqui no Brasil antes de sair, acho que elas seriam as ideais pra me responder o que fazer, o que eles fizeram e talvez me dar dicas pro ORUTUF.
Aceito todas as voadoras caso eu tenha falado bobagens aqui, mas eu tenho total consciência de que eu sou burro e estou tentando ser menos burro com esse tópico.
Abraço a todos e agradeço desde já todas as respostas!