22 Paguei o meu financiamento imobiliário! Enfim um ser humano! comentada em 02/08/2021 14:45 Assuntos Gerais HUMANO em 29/01/21 17:29 comentada em 02/08/2021 14:45 Olá Pessoal! Enfim paguei o meu empréstimo imobiliário.Financiei por 25 anos, desde janeiro de 2014. Paguei em exatos 07 anos.Meus planos era de em 05 quitá-lo. Eu contava também com uma renda extra para adiantar o pagamento que em 2014 acabou. Usei também o FGTS durante este tempo.Além de quitar eu também fui ao cartório e registrei a quitação do imóvel.Obrigado à bastter.com por me alertar sobre os perigos de ter uma dívida e não ter uma reserva de emergência! Além da importância de registrar logo assim que terminar de pagar o imóvel(Gafisa - Indisponibilidade de bens - FIIs & Imóveis - Bastter.com).O aprendizado que eu tirei deste financiamento é que as coisas mudam e muito em termos financeiros. Eu mesmo contava com uma renda extra que se exauriu. Paguei muito juros. Queria finalizar a divida apenas com o FGTS a cada 02 anos. Não enxergava o perigo de me manter num financiamento por longo prazo. Além de não ter uma reserva de emergência. Hoje tudo isso mudou. Este tópico está nas listas: Dívidas e Financiamentos