Durante as reflexões que faço, na tentativa de me tornar um ser humano menos pior, realizei um característica minha bem marcante, que talvez tenha sido apresentada a ela desde muito novo.
Eu sempre pensei muito nas pessoas com baixa renda, poucas oportunidades, histórias de vida difícil. Por isso, 2 características ficaram bem fortes em mim: 1- aproveitar as oportunidades de ter nascido na classe média e por isso ter condições de estudar/trabalhar e dar valor a isso; 2- aceitar de bom grado tudo o que me acontece na vida, sem reclamar (ou reclamar o menos possível).
O site colaborou ainda mais para isso, a frase de que alguém adoraria ter meus dias ruins é um ótimo exemplo.
Até aí nenhum problema, mas percebi uma coisa que hoje não me perturba, mas começa a me incomodar. Eu aceito demais as coisas. Sou capaz de não viajar em um feriado mesmo tendo a oportunidade de fazer, pois sei que tem gente que não pode viajar. Sou capaz de comer quase a mesma comida todo dia pois sei que tem gente q gostaria de comer todo dia. Aceito bem o desconforto mesmo tendo condição de ter um bom conforto. Obviamente que eu não procuro situações desconfortáveis, mas quando elas acontecem, eu as encaro mesmo tendo condições de mudá-las. Um exemplo de situação é: faço plantão 1x no mês, geralmente a janta não é boa. Eu tenho condições de ligar para um restaurante e pedir algo bem melhor em gosto, mas fico com o pensamento "vou recusar a comida só pq não é muito gostosa, enquanto tem gente q queria muito uma comida assim", daí acabo comendo e tudo bem.
Isso não me deixa/deixava mal, convivo/convivia bem com isso, mas começo a perceber que posso estar perdendo algumas experiências de vida por pensar assim. Outra ponto é que vejo que isso pode se aplicar ao trabalho e lazer. Gostaria de mais a frente fazer uma transição de carreira, aprender coisas novas, mas como está tudo bem, acabo que não levo à diante. Não interpreto como zona de conforto, pois tenho tentado bastante fazer coisas novas no trabalho, estudar, promover melhorias, etc.
Sobre lazer, ontem mesmo me forcei a sair de casa para aproveitar o lindo dia que fez por aqui. Fui passear com minha esposa e depois a levei para jantar. (Minha esposa tbm é muito parecida comigo, se saímos ou não de casa, tudo bem, nos divertimos juntos tanto em casa quanto fora, mas quando faz um dia lindo como ontem e ainda assim ficamos em casa, ao final do dia sempre rola um comentário do tipo "poxa o dia estava lindo e acabamos não saindo né, na próx a gente sai".)
Enfim, se algum de vocês já passou por isso e tiver uma experiência para contar, acredito que irá me ajudar. @anxty se também puder comentar, será bom ouvir uma ajuda profissional! Abraços pessoal!