Data original: 06/01/2021De quando em quando eu ouço essa frase por aí, junto com as outras time da valorização do sofrimento.
Existe alguma verdade nisso. Tem alguns anos que a psicologia contemporânea abandonou os ideais de consertar o mundo, ou da perfeição e adotou o "Embrace the Chaos".
Um dos motivos disso é:
A vida dói. Sofrimento faz parte da existência.
Assim como a felicidade, os amores e tudo de bom que tem nela. Mas ela é dor.
Daí, algumas coisas foram entendidas:
1. Viver uma vida fugindo de sofrimento leva a uma não-vida.
2. Existem formas de lidar com o sofrimento.
3. O que nos mantém no caminho, apesar do sofrimento, é a noção de propósito. (Acho que a melhor forma de ver isso rápido isso é o forrest gump correndo atrás do bubba na floresta).
Isso é bem diferente de muitos palestrantes por aí que insistem em um caminho de produzir dor para viver bem, para buscar desenvolvimento, crescimento, sei lá o que.
Jejum, andar descalço na pedra, na brasa, banho frio, dormir no chão, vestir mil casacos, ir pelado para a neve são exemplos, mas não apenas eles.
A vida é dor. Não precisa produzir dor. Tudo que você faz produz dor. Andar dói, você só é extremamente acostumado com isso.
Mas não é a dor que te mantem andando, pelo contrario, ela é a resistência da vida. E se você insiste no caminho dela uma hora quebra. E quando quebrar já era. Se tudo que você faz é na dor, quando acabar a barrinha de energia só vai ter resistência mas sem força você não vai conseguir prosseguir.
Nenhuma dessas papagaiadas de palestrante vai te tirar do buraco, produzir dor não vai te ajudar a enfrentar dor mais tarde, vai te botar em risco. Tanto risco quanto fugir de dor (que de fato é um problema).
Se você escolhe a dor, e a cultura masculina adora idolatrar a dor, você corre risco (talvez materialize, talvez não mas está lá).
Esse é o dilema: não posso escapar do sofrimento nem posso ficar com ele é
A saída que a psi encontrou foi:
O que eu escolho além dele. Se a dor é condição natural, qual a busca que faz sentido para você além da dor?
Um propósito que seja importante para você te mantem no caminho com dor, fracasso, tristeza, ansiedade. O propósito te dá a resiliência necessária para enfrentar o que precisa ser enfrentado enquanto você desenvolve as habilidades que precisa. Encontrar pessoas que dividem o seu propósito te da noção de pertencimento e segurança (ambos são "analgésicos" bastante conhecidos).
Um propósito geralmente é uma busca pessoal que te mantem suas ações orientadas para o foco.
- Não escolha a dor da academia, escolha saúde.
- Não escolha o trabalho sofrido, escolha sua família.
- Não escolha exposição a risco besta, escolha a vida.
- Escolha o caminho que você quer para sua vida.
A dor tem fim nela mesma e nada maior que isso.
Quase todos as pessoas que eu encontrei em sofrimento profundo fizeram a escolha da dor, seja fugindo ou idolatrando ela. No final ficaram só com ela.
Dor não significa nada, é só parte da vida. Escolha um propósito,