Quem tem cachorro deve passar por situações parecidas. Muitas vezes estou passeando com meu vira-lata na rua e passo na frente de uma casa que o morador está do lado de fora fazendo alguma coisa e reclama só pelo fato de eu estar passeando na calçada dele, reclama para que o cachorro não faça cocô na calçada, enfim, esse tipo de situação. Por mais que eu sempre recolha o cocô do cachorro, sei que a maioria onde eu moro não recolhe e a gente acaba pagando pelo erro dos outros.
Antigamente em situações assim eu acabava discutindo mas desde que comecei a buscar a não reatividade tenho conseguido escutar as reclamações calado. Com tudo isso acabei ficando calejado e agora quando vejo estou passando na frente de uma casa que tem alguém à vista eu guio o cachorro para fora da calçada para evitar reclamação.
Passeando hoje com ele, eu estava em uma rua na qual tinha alguns carros estacionados e quem tem cachorro sabe que eles adoram cheirar (e fazer xixi) em pneus de carro. Assim como os reclamões de calçada também há os reclamões de pneus de carro, então eu também tento evitar que ele faça xixi nos pneus pra evitar a fadiga.
Mas hoje não consegui evitar e ele fez xixi em um pneu de carro lá nessa rua. Reparei que do outro lado da rua tinha uma pessoa em pé na calçada reparando em mim e no cachorro. Depois desse meu descuido prossegui com o passeio e o cachorro foi cheirar o pneu do carro da frente, que acabei descobrindo que era o carro dessa pessoa que estava olhando pra gente.
Essa pessoa começou a me esculhambar, a esculhambar o cachorro, reclamando que eu deveria levar o cachorro pra mijar no meu portão e blablabla.
Pra quem já foi muito reativo antigamente, uma situação dessas é sempre uma provação.
Respirei fundo, me fiz de surdo e continuei o passeio mas puxando o cachorro pra longe pra evitar algo pior.
Depois que o sangue esfriou, primeiramente fiquei feliz por não ter reagido mas depois comecei a pensar que seria uma idiotice discutir por algo assim.
Idiotice porque por mais que eu ache uma besteira cachorro fazer xixi em pneu de carro (pelo menos quando mijam no pneu do meu eu estou cagando pra isso), a outra pessoa não acha uma besteira.
Cada um tem sua realidade, seus valores e dá importância ao que acha que deve dar importância.
Discutir por isso é em parte tentar impor sua realidade para o outro. Se eu discutisse, além de ser uma idiotice a discussão em si, seria uma forma de eu tentar impor minha realidade, de não ligar para cachorro mijando no pneu do meu carro, para o outro que valoriza o pneu do carro dele como algo importante.
Então quando passarem por situações parecidas pensem no quanto entrar numa discussão dessas não é nada mais do que uma tentativa de inflar seu ego, de impor sua realidade e de medir a vida dos outros de acordo com a sua régua.