Pessoal! Antes de fazer a M$#%&* já me dei conta de onde estava me metendo e estou tentando corrigir o que estava errado até aqui.
Comprei uma casa num leilão de um banco num lugar péssimo e tinha uma sociedade verbal com uma pessoa, que reformaria o imóvel e operaria a venda. Claro que deu errado, precisei injetar mais dinheiro pra outras reformas após terem depredado o imóvel enquanto estava vazio. Na sardinhice e inexperiência não fui solicitando notas ao longo dos vários pequenos ajustes.
Finalmente, conseguimos vender esse imóvel e encerrar esse capítulo. Mas na contabilidade final, o "sONcio" me propôs emitir uma nota fiscal de reforma num valor superior ao real. (nessas horas que a gente se dá conta do quanto é sardinha) quaaaaaaaaaaaase topei. Mas abri meus olhos antes de fazer a besteira.
Agora, preparando o DIRPF, preciso fazer o ajuste de ganho de capital com o valor correto, sem esconder nada de fiscalização nenhuma.
A Dúvida:
Posso declarar as transferências para essa pessoa como sendo o valor da reforma, mesmo não tendo as notas fiscais, como benfeitoria e abater esse montante no ganho de capital (porque isso foi o que de fato ocorreu)? Estaria cometendo alguma irregularidade junto a receita?
Caso essa declaração esteja incorreta. Eu declaro apenas o valor de compra e venda e pago o ganho de capital sobre a diferença com um prejuízo significativo no montante de imposto a pagar.
Me ajuda sair do rolo!!!