Data original: 13/03/2021
Pessoal, depois de muito encher o saco do @Huoya, eu finalmente tirei as dúvidas que eu tinha que ainda me faziam ter medo de investir nos EUA. Montei esse 'roteiro' pra mim e compartilho com todos os amigos para aqueles que tb ainda mantêm esse medo injustificado. Nada aqui é novo, então não precisa nem ler quem não quiser Tem vários vídeos aqui no site explicando como fazer.
Como eu disse, montei pra mim e eu sou uma pessoa bastante sistemática. Talvez um passo ou outro sejam 'puláveis'. Mas aí vai do gosto do freguês.
1. Abrir conta em alguma corretora nos EUA que aceite não residente. Aqui no site existem várias opções com o passo a passo para fazer isso. A minha foi bem tranquilo e fiz pelo app.
2. Transferir recursos do banco aqui do Brasil para essa conta no exterior. Algumas já aceitam até PIX, então a forma de transferência do $$$ fica a cargo de cada um.
3. Lançar no BS > Ativos > Reserva de Valor > Dolar > Conta Corrente, indicando o nome da corretora, a quantidade de dólares que entrou como 'depósito'. O importante aqui é ver no extrato da corretora o total EM DÓLARES que efetivamente entrou pq, com a conversão de REAL para DOLAR, algumas cobram um pequeno spread pelo serviço.
4. Logado na conta da corretora nos EUA ou através do app, escolher o ativo com base na carteira previamente montada no BS e fazer o aporte.
5. De posse da nota de corretagem, ver o valor total da operação EM DOLAR que aparece na nota e lançar no sinalzinho de + do ativo esse valor de compra e a data da operação (lembrando que, nos EUA, é mês/dia/ano, então se for lançar uma compra em 08 de abril [04/08/2021 nos EUA], cuidado para não lançar em 04 de agosto [08/04/2021 nos EUA]). ATENÇÃO: por ser o primeiro aporte no exterior, devermos marcar todo o valor pago como "Total Origem Brasil $" (tem vídeo explicando o pq da diferenciação).
6. No BS, na opção Dolar Conta Corrente, marcar como 'retirada' o valor total da operação que consta na nota de corretagem. Vai ficar como saldo o valor da diferença entre o que foi transferido do Brasil e o que foi pago pelo ativo. Esse saldo será importante tanto na hora de aportar de novo no exterior quanto para lançar no Imposto de Renda (lembrando que o saldo que ficou é de 'origem Brasil' pq foi a gente que depositou - isso vai ser muito importante depois!)
7. Quando o BS, de acordo com os critérios que a gente mesmo estabeleceu, mandar fazer um novo aporte no exterior, deveremos repetir a operação a partir do passo 2. Só que pode ter um saldo MAIOR do que aquele que ficou após o nosso último aporte. Por exemplo, se o ativo que a gente comprou distribuiu dividendos, esses dividendos entrarão na conta. Só que, agora, esses dividendos são de 'origem do exterior' pq não foi a gente que depositou. Aí vem o passo 8.
8. Agora, basta repetir o passo 4 em diante, mas com uma diferença: ANTES, a gente só tinha $$$ de 'origem Brasil'. Agora, após o depósito que entrou como dividendos (ou outra forma qualquer), a gente também tem um saldo de 'origem exterior'. Sendo assim, quando formos repetir o passo 5, PRIMEIRO lançamos o 'total origem exterior' ZERANDO esse dinheiro que entrou do exterior da nossa conta. A diferença lançamos como 'total origem Brasil' para que só fique na nossa conta o saldo de 'origem Brasil'.
Exemplo:
Saldo após o primeiro aporte: 26 USD 'de origem BR'
Pagamento de dividendos: entraram 2 USD na nossa conta 'de origem exterior'
Total: 28 USD
Nova transferência: 500 USD 'de origem BR'
Saldo anterior: 28 USD (sendo 26 'de origem BR' e 2 'de origem exterior')
Saldo Total: 528 USD
Novo aporte: 515 USD
Novo saldo na conta: 528 - 515 = 13 dólares
Na hora de lançar no BS a compra desse novo ativo, lançar 2 como 'total origem exterior' e 513 como 'total origem Brasil'.
Dessa forma, ficará de saldo 13 USD apenas de origem Brasil na conta do exterior (isso é muito importante na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Tem vídeo falando sobre isso então não vou repetir aqui. Deixe de ser preguiçoso e vá estudar!).
9. Quando o BS, de acordo com os critérios que a gente mesmo estabeleceu, mandar novamente a gente fazer um novo aporte no exterior, deveremos mais uma vez repetir a operação a partir do passo 2 - tendo o cuidado, sempre, de prestar atenção se o saldo atual é igual ao saldo anterior (no nosso exemplo, o saldo foi de13 dólares). Se o saldo estiver constando como 16 USD é pq teve 3 USD 'de origem do exterior' que entraram. Aí vamos ter que tomar o cuidado de, outra vez, diferenciar no lançamento no BS o que é de origem do exterior (no caso, esses 3 USD que entraram) e o que é origem BR - SEMPRE DEIXANDO COMO SALDO NA CONTA APENAS O $$$ DE ORIGEM BR. Muitos usuários aqui na Bastter.com fazem planilhas, mas acho desnecessário uma vez que, pelo extrato da corretora, dá pra acompanhar. Mas aí vai de cada um.
Espero que ajude na diversificação da galera.
Como eu disse, foi um roteiro que montei pra mim com a ajuda de vários membros aqui do site, principalmente do Huoya. Talvez alguns desses passos possam ser dispensados, mas eu sou sistemático - então, pra mim, fica melhor desse jeito.
Abraço!