Data original: 05/05/2021
Pessoal, inspirado pelos últimos bodes e chats do @Paulo (que, aliás, tem se mostrado a melhor adição ao site nos últimos tempos) resolvi compartilhar minha situação atual para tentar pegar insights de pessoas que já tenham passado por algo similar ou estejam com essa mesma idéia.
Atualmente tenho 35 anos, sou formado em engenharia mecânica e atuo na indústria de petróleo, e apesar de ter um emprego "estável" (sim, trabalho na estatal e sou burro assim mesmo por achar que tem alguma estabilidade) e bem remunerado, ando bastante insatisfeito com o rumo que minha carreira está tomando e as perspectivas de futuro. Vejo poucas oportunidades de crescimento na minha empresa (estagnação é o preço que se paga por estabilidade, onde trabalho 99% das pessoas só saem quando se aposentam ou morrem, então raramente surgem oportunidades e a competição é acirrada) e a indústria em geral está em declínio, então a mobilidade fica dificultada.
Minhas perspectivas de futuro seguindo onde estou seriam 3 possibilidades:
- Seguir no caminho de carreira gerencial, porém pelo que vejo é que a demanda é enorme e o retorno mínimo, e não acho que tenho o perfil de liderança e compromisso com o objetivo da empresa necessários;
- Me aperfeiçoar tecnicamente para entregar mais valor e tentar progredir como consultor. Aqui o caminho mais provável seria fazer um mestrado e continuar trabalhando em paralelo. O problema é que precisaria dedicar uma quantidade de energia enorme para quase nenhum retorno, além de que acabaria me afunilando ainda mais para a indústria de petróleo, desenvolvendo habilidades que dificilmente seriam aproveitadas em outra área até pela natureza do campo em que atuo.
- Ficar no mesmo lugar, numa função que tenho as habilidades necessárias para executar e com remuneração boa para a realidade brasileira, porém que não me traz satisfação. Também tenho percebido que essa insatisfação tem prejudicado meu desempenho.