Data original: 05/05/2021
Pessoal, inspirado pelos últimos bodes e chats do @Paulo (que, aliás, tem se mostrado a melhor adição ao site nos últimos tempos) resolvi compartilhar minha situação atual para tentar pegar insights de pessoas que já tenham passado por algo similar ou estejam com essa mesma idéia.
Atualmente tenho 35 anos, sou formado em engenharia mecânica e atuo na indústria de petróleo, e apesar de ter um emprego "estável" (sim, trabalho na estatal e sou burro assim mesmo por achar que tem alguma estabilidade) e bem remunerado, ando bastante insatisfeito com o rumo que minha carreira está tomando e as perspectivas de futuro. Vejo poucas oportunidades de crescimento na minha empresa (estagnação é o preço que se paga por estabilidade, onde trabalho 99% das pessoas só saem quando se aposentam ou morrem, então raramente surgem oportunidades e a competição é acirrada) e a indústria em geral está em declínio, então a mobilidade fica dificultada.
Minhas perspectivas de futuro seguindo onde estou seriam 3 possibilidades:
- Seguir no caminho de carreira gerencial, porém pelo que vejo é que a demanda é enorme e o retorno mínimo, e não acho que tenho o perfil de liderança e compromisso com o objetivo da empresa necessários;
- Me aperfeiçoar tecnicamente para entregar mais valor e tentar progredir como consultor. Aqui o caminho mais provável seria fazer um mestrado e continuar trabalhando em paralelo. O problema é que precisaria dedicar uma quantidade de energia enorme para quase nenhum retorno, além de que acabaria me afunilando ainda mais para a indústria de petróleo, desenvolvendo habilidades que dificilmente seriam aproveitadas em outra área até pela natureza do campo em que atuo.
- Ficar no mesmo lugar, numa função que tenho as habilidades necessárias para executar e com remuneração boa para a realidade brasileira, porém que não me traz satisfação. Também tenho percebido que essa insatisfação tem prejudicado meu desempenho.
Já passei pela fase de sardinha que quer viver de dividendos e passar a vida viajando, mas caí na real que não me sentiria confortável vivendo sem produzir nada, me sentiria inútil. Ainda tenho muito tempo de vida pela frente pra contribuir para a sociedade.
Hoje estou considerando a possibilidade de cursar uma nova graduação e iniciar uma nova carreira. Tenho interesse na área de ciência da computação, tive uma introdução na faculdade e fiz alguns cursos online recentemente para ter uma visão melhor, e me agradou bastante. Outro aspecto que me agrada bastante é a possibilidade de atuar independentemente de fazer parte de uma corporação enorme, o que é impossível no petróleo e bem difícil na engenharia mecânica em geral.
Financeiramente estou em uma condição que me permitiria confortavelmente me bancar durante o período da faculdade e mais além (lógico que tudo pode acontecer em 5 anos, mas não temos como saber). Sou solteiro e sem filhos, só meu cachorro depende de mim, então facilita um pouco para tomar riscos.
E aí, estou sendo muito inocente em querer largar meu lugar confortável por um futuro incerto? Alguém com histórico similar para compartilhar? Não estou querendo que ninguém decida minha vida, só ter novos pontos de vista. Relendo o texto eu meio que já decidi, mas não é fácil tomar a atitude.
Não sei se alguém vai ler essa parede de texto, mas escrever me ajudou a organizar meus pensamentos. Postar isso atrás de um avatar também traz PAS, já que certamente não posso conversar sobre isso com ninguém no trabalho, e minha família e amigos teriam dificuldades em entender. Recentemente comecei um acompanhamento com uma psicóloga, o que tem me ajudado bastante e agora vejo que deveria ter começado a alguns anos atrás.
Obrigado e de nada!
Ajuda eu Powbastter.comOrigem do Selo263 posts