Não tenho e jamais tive interesse em adquirir imóvel de leilão embora eu goste de ler o registro de imóveis que foram a leilão e entender o que aconteceu. (Tento aprender com o erro alheio).
Na grande maioria das vezes, é a história do passo maior que a perna. A pessoa compra um imóvel, financia, aguenta pagar 3-4 anos e depois não consegue mais.
Ontem, eu achei um caso um tanto quanto diferente desses, no qual a matrícula do imóvel me chamou a atenção por ter sido de uma personalidade famosa:
https://files.zukerman.com.br/2021/04/I22531lote001matricula.pdfEnfim, o imóvel era de Paulo Cesar Farias (personalidade famosa do noticiário politico dos anos 90 e que já faleceu) e de sua ex-esposa que também faleceu nos anos 90.
Em nenhum momento na matrícula é mencionado do óbito dos proprietários, ou seja, nunca foi feito um inventário e o imóvel possui diversos bloqueios ainda dos anos 90.
Ainda assim, existem lances no imóvel (ocupado) que são cerca de 75% do valor de um imóvel normal no mesmo condomínio.
Ou seja, esse parece ser mais um caso que a pessoa vai sardinhar, acha que está ganhando e corre o risco de tomar um ferro absurdo.
Ex. Lance vencedor até o momento = 453k x 5% (comissão) = 475k + Ação de despejo (uns 10k) + 6 meses de aluguel e IPTU x 2k (tempo até o despejo) = R$ 498k. ------> Isso se tudo correr bem.
Considerando todos os bloqueios existentes no imóvel, grande chance de alguém comprar o imóvel no leilão, pagar e depois sofrer um processo de embargo.
Pra quem tiver curiosidade, o link do leilão é esse:
Apartamento - Vila Olímpia - São Paulo/SP cod:153190 - Encerrado | Zukerman Leilões