Data original: 06/09/2021
Recentemente vi alguns posts aqui do site sobre o atendimento de profissionais de saúde pelo plano. A maioria se queixando da qualidade ou velocidade de consulta. Por isso resolvi hoje escrever para que entendam porque isso acontece.
Destaco que não estou denegrindo os profissionais que atendem planos. Eu mesmo atendo. Eu estou apenas explicando a lógica por trás de como todos os players envolvidos ganham com volume e não com qualidade.
MédicosGeralmente o médico começa a atender por planos desde o início de sua atuação. Esse profissional passou 6 anos de uma faculdade, muitas vezes pagando uma mensalidade absurda que ele precisou financia, e depois ainda vez 3 a 5 anos de residência onde ele trabalhava muito e recebia pouco. Quando tudo termina ele geralmente tem necessidade de dinheiro, e se torna alvo de clinicas, hospitais menores, cooperativas, e clinica populares. Ele logo percebe que se ele atender os pacientes em ritmo lento ele vai suar para pagar a sublocação da sala, e vai receber menos que ele receberia se continuasse fazendo plantão. Em pouco tempo ele começa a atender por volume para pagar essas contas. Mesmo aqueles que insistem em atuar de forma mais lenta, geralmente compra briga com a instituição de saúde que atende ou com a própria operadora.
instituição de saúdeAs instituições de saúde credenciam planos para oferecer os serviços de seus profissionais, essa negociação é vantajosa para ambos, pois o plano precisa fornecer atendimento a seus clientes e a instituição tem acesso a esses clientes. A instituição ganha dinheiro com taxa de sala, procedimentos, hotelaria e por ai vai. Esse aqui é bem fácil entender, quanto mais paciente atendido mais taxa de sala, mais procedimentos, mais exames e mais dinheiro.
E as operadorasEsse é um pouco mais difícil de entender. Mas as operadoras também ganham com atendimento por volume de cada médico. A operadora regida pela ANS tem um período de tempo determinado para garantir atendimento médico a seus clientes. Se um cliente procura a operadora para se consultar com um reumatologista por exemplo o plano precisa agendar esse paciente em até 14 dias úteis. Caso contrário se vê sob risco de multas que as vezes chegam a 6 dígitos. A medida que a cartela de clientes cresce a operadora tem duas opções, ou aumenta a rede credenciada, ou simplesmente pressiona para a rede atual atender mais. A segunda é muito mais fácil de controlar. Recentemente um plano grande de saúde comprou um hospital no interior de minas. A primeira medidas deles foi dispensar 3 dos 5 endócrinos que tinham na casa e obrigar os dois que sobraram a atender 6 pacientes por hora. Sim, 10 minutos por consulta!
ResumoNo atendimento pelo plano todos os players estão ganhando diretamente com volume. Eu sei que quase todo mundo paga plano de saúde com a esperança de ser completamente bem atendido e não precisar usar o SUS ou o sistema por fora. Mas a grande realidade é que você quase sempre irá receber o atendimento equivalente ao valor que o profissional de saúde está recebendo por aquela consulta, algo em torno de 50 reais liquido.
Como disse no início, profissionais que atendem planos não são ruins ou piores do que aqueles que não atendem. Na verdade é bem provável que você receba um atendimento equivalente com ambos se optar por pagar particular.
Ao profissional de saúde que preza por qualidade resta priorizar qualidade atendendo cada vez mais particular e progressivamente se desvincular das operadoras e para isso é fundamental organizar a carreira nesse sentido.