Data original: 29/09/2021Importante: tutorial elaborado para ser humano comum. Se você precisa de soluções avançada, provavelmente sabe que um tutorial não é suficiente.
Aviso geral: Antes de tomar qualquer decisão, estude e comece com quantidades pequenas que não tenha problema em perder.
Este tutorial não é recomendação de compra, venda ou manutenção de nenhum ativo.
As informações foram elaboradas com pesquisa baseada no que temos em 2021, e como acontece no ecossistema digital tudo pode evoluir e se tornar obsoleto rapidamente.
Ademais, é da natureza dessas tecnologias ter várias maneiras diferentes de fazer as coisas, portanto este é apenas um resumo para ajudar o investidor pessoa física pequeno que quer criar uma carteira de criptoativos de maneira simples.
Não existe segurança contra tudo. Na dúvida, diversifique!
Definições
Exchange: Mercado de de criptoativos. Equivalente à corretora/bolsa que usa para comprar ações.
Hardware: Qualquer computador, celular, tablet, tv, pen drive, folha de papel, etc.
Wallet: Carteira privada de criptomoeda.
Hot Wallet: Carteira privada em hardware que tem ou teve conexão com a internet em algum momento.
Cold Wallet: Carteira privada instalada em hardware específico e projetado para ficar totalmente offline. Ou mesmo um papel com a chave privada (“paper wallet”).
Chave pública: O endereço da sua carteira. Cada moeda tem um padrão de endereço, e normalmente é uma sopa de letras e números. É o endereço que você usa para receber moedas, e é o endereço que você precisa ter caso vá transferir para alguém.
Chave privada: A chave privada é a senha da carteira. Ter acesso à chave privada significa ter a senha e controle total sobre uma carteira.
Exchange x Wallet:Vantagens:
- Para a maioria das pessoas, é muito mais simples, prático e seguro ter criptomoedas e criptoativos por meio de exchanges. A única preocupação neste método é com a segurança de acesso à própria exchange, portanto depende de escolher instituições maiores e consolidadas.
Desvantagens:
- a segurança da própria exchange à ataques, centralização das moedas em grandes players, e para os usuários mais avançados, a perda da privacidade em moedas que tem esse objetivo.
Neste sentido, ter uma carteira em exchange equivale a ter dinheiro em banco ou investir via corretora, e ter uma carteira privada equivale a ter dinheiro em casa/colchão, você tem maior liberdade de movimentação mas a segurança e proteção ficam por sua conta.
Hot x Cold Wallet:
Hot wallet: software instalado, dando preferência à download do próprio desenvolvedor da moeda, onde o usuário cria uma carteira com chave pública e chave privada.
Vantagens:
- Prático;
- Utilizar software do desenvolvedor normalmente é a maneira mais simples de usar
- Maior privacidade e segurança ao usar software do desenvolvedor quando este sincroniza a blockchain (full node) no seu dispositivo ao invés de realizar a transação via terceiros;
- Tão seguro quanto todos seus dados virtuais no hardware.
Desvantagens:
- Precisa instalar um software, o que pode ser desafiador dependendo do conhecimento do usuário;
- O mesmo risco que todos seus dados estão sujeitos no seu hardware de constante acesso à internet. Hardware compartilhado deve ser evitado. Usuários de Windows devem ter cuidado maior pois boa parte dos softwares maliciosos tem como alvo este sistema.
- Você precisa anotar a chave privada em algum lugar. Caso seja um papel/objeto físico, corre risco similar à cold wallet. Caso guarde a chave privada em arquivos, é prudente criptografar o arquivo e ter backups. Isso envolve mais trabalho em manter em mais de um local e mais uma senha para protegê-los
Tutorial específico para o BTC:
Criptomoedas > Bitcoin > FAQ > Criando uma carteira - passo a passo PC / SmartphoneCold walletVantagens:
- Maior segurança virtual: as chaves nunca entram em contato com a internet;
-Mais fácil gerenciar pois fica em um lugar
Desvantagens:
- Risco de perder o dispositivo, perder o acesso a ele, acontecer alguma coisa (incêndio, roubo, desastre natural) que destrua;
- Segurança limitada à segurança física do dispositivo
- Não tem backup, não tem “esqueci minha senha”, não tem entidade que recupere se você perder acesso
- Carteiras de hardware especializado são caras.
Com base nesta lista, cada um escolhe como vai criar sua carteira. O modo #PAS usar exchange. O modo com maior segurança, privacidade e descentralizado é criar uma carteira para cada criptomoeda, mas envolve um cuidado maior com a segurança das chaves, envolve instalar softwares, envolve proteger as chaves privadas, etc. Quem escolher criar uma wallet privada deve estudar bem como vai armazenar a chave privada, pois caso perca
ninguém poderá recuperar para você.
https://bastter.com/mercado/170/FAQ/619/tutorial-wallet-x-exchange-e-escolhendo-o-tipo-de-wallet.aspx#faq-619-header